> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 25/05/2001
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores

Maurinha: Quais são os pares amorosos perfeitos no horóscopo?

Amanda Costa:

Dentre as perguntas enviadas ao Consultório Astrológico, desde a sua implantação, a maioria esmagadora é ligada à combinação de signos para relacionamentos amorosos. Na roda dos signos, todos combinam perfeitamente entre si, sem distinção e preconceito. As químicas variam para cada indivíduo e a reação varia conforme os ingredientes. Não existe um veredito final que bata o martelo dizendo combina ou não combina. Não há também "pares perfeitos" do ponto de vista astrológico.

A única maneira de entender o funcionamento dos relacionamentos pela Astrologia é fazer os mapas astrais das pessoas envolvidas e estudá-los em conjunto, processo que, no jargão astrológico, é chamado de "sinastria". Assim, pode-se ver onde estão os pontos de afinidade e conflito e trabalhar em cima deles para melhorar a qualidade da relação, assim como usar os pontos de afinidade, harmonia e compatibilidade para fazê-la decolar. O estudo de um relacionamento através dos mapas astrais é muito profundo e delicado, por isso não é possível fazê-lo aqui, sem correr o risco de ser superficial e inexato. Deve-se examinar cada posicionamento dos mapas individuais, como se encaixam um no outro e de que forma, harmônica ou desarmônica, eles se relacionam. Lembre que são 12 signos, 12 casas, Sol, Lua, 8 planetas: viu só o tamanho da coisa? E todos eles devem ser levados em conta, são igualmente importantes. Uma relação que, num primeiro momento, parece incompatível pode, no entanto, ser uma relação muito criativa e enriquecedora. Ou, ao contrário, uma relação em que tudo parece se encaixar perfeitamente ser morna e não sair do chão.

Devido a tantos questionamentos sobre a questão das combinações, repetirei algumas dicas que já havia dado há alguns meses atrás em outra resposta ao Consultório, sobre grupos de signos que tendem a ser mais ou menos harmoniosos. Ressalvas importantíssimas:

1º) para analisar um relacionamento deve-se considerar o mapa astral completo das pessoas envolvidas.
2º) estas não são regras de combinação e não devem ser levadas ao pé da letra.

Algumas das combinações mais harmoniosas, com mais afinidades e pontos em comum tendem a ser entre os signos que pertencem ao mesmo elemento:

FOGO - ÁRIES, LEÃO, SAGITÁRIO
AR - GÊMEOS, LIBRA AQUÁRIO
ÁGUA - CÂNCER, ESCORPIÃO, PEIXES
TERRA - TOURO, VIRGEM, CAPRICÓRNIO

As combinações ÁGUA/AR e FOGO/TERRA apesar de, às vezes, um tanto difíceis, são altamente criativas, nutritivas e complementares. ÁGUA E FOGO são mais emocionais e AR e TERRA são mais racionais.

As combinações entre os mesmos signos e entre signos opostos (e complementares) tendem a ser mais ou menos harmoniosas, com forte atração, mas eventualmente conflitante. Opostos:

ÁRIES/LIBRA
TOURO/ESCORPIÃO
GÊMEOS/SAGITÁRIO
CÂNCER/CAPRICÓRNIO
LEÃO/AQUÁRIO
VIRGEM/PEIXES

As combinações de signos que, no círculo zodiacal, ficam a 90º um do outro, tendem a ser bastante desafiadoras, mas também muito criativas e dinâmicas.

ÁRIES/CÂNCER e CAPRICÓRNIO
TOURO/LEÃO e AQUÁRIO
GÊMEOS/PEIXES e VIRGEM
CÂNCER/LIBRA e ÁRIES
LEÃO/TOURO e ESCORPIÃO
VIRGEM/GÊMEOS e SAGITÁRIO
LIBRA/CÂNCER e CAPRICÓRNIO
ESCORPIÃO/LEÃO e AQUÁRIO
SAGITÁRIO/VIRGEM e PEIXES
CAPRICÓRNIO/ÁRIES e LIBRA
AQUÁRIO/ESCORPIÃO e TOURO
PEIXES/GÊMEOS e SAGITÁRIO
as que fecham mais com o teu perfil. Como vês, o leque é amplo: basta querer abri-lo.

Amanda Costa