> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 19/03/2002
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores


Lira da Noite: Tenho uma dúvida imensa quanto ao meu signo, pois nasci no dia 20 de março de 1966, às 16 horas. Sempre consulto os signos como se fosse de Peixes...
Maria: Nasci no dia 22/07 às 8:30h. Gostaria de qual é o meu signo, pois alguns dizem que sou de Leão e outros Câncer.
T.M.: Sempre pensei ser do signo de Sagitário, mas fiz um mapa astral que mostrou que sou de Escorpião. Gostaria de saber se este fato é verdadeiro, se tenho alguma influência de Sagitário e quais signos combinam comigo. E se a outra pessoa combina comigo (não sei a hora em que ele nasceu)
Mayara: A mudança de signo próxima a minha data de nascimento influi na minha personalidade?
Hanah: Gostaria de saber se, por ter nascido quase na mudança de signos (Sagitário/Capricórnio), tenho alguma influência deste, e qual é.

Amanda Costa: Olá amigos leitores! Várias perguntas enviadas ao consultório astrológico apresentaram o mesmo tipo de dúvida e então as agrupei para respondê-las ao mesmo tempo. Primeiro, vai uma explicação geral sobre a questão das datas de início e fim dos signos, depois as respostas individuais.

O período de um signo astrológico é relacionado à passagem do Sol pela região do céu que compreende esse signo. A duração é em torno de 30 dias, mas pode variar, assim como o horário em que inicia e termina. Nos dias de mudança de signo, as horas do dia são divididas (em partes diferentes) entre dois signos. Esses horários mudam nas diferentes partes da Terra, inclusive no mesmo país. Enfim, tais datas variam conforme o ano e local.

Quando uma pessoa nasce no dia de mudança de signo, a maneira de ter certeza de que signo é, é verificando a que horas o Sol entrou ou saiu daquele signo naquele dia/mês/ano e cidade, e comparar com seu horário de nascimento. Um minutinho ou segundo pode fazer a diferença. Tudo isso é matematicamente estudado.

Um dos casos mais complicados é o dos signos de Aquário, Peixes e Áries. Em 2001, por exemplo, o Sol entrou em Peixes (portanto quando esse signo iniciou) no dia 18/2 às 11h28min. Em 2002, entrou no dia 18/2 às 17h13min. Às vezes, entra no dia 19/2. Algumas pessoas que nascem no dia da mudança são de Aquário, outras de Peixes, dependendo da hora e local em que nasceu. Sobre o final de Peixes, há anos em que termina em 20/03, outros 21/3, dependendo do horário em que o Sol entra em Áries, o signo seguinte. No Brasil, geralmente é 20/03. Em 2002, Áries entra às 16h16min do dia 20/3.

Agora, as respostas individuais:

Lira da Noite, se o horário de nascimento está correto, teu signo (posição do Sol, plano mental) é mesmo Peixes, como imaginavas. O Ascendente (agir) é Virgem e a Lua (sentir) é também Peixes (Lua Nova).

Maria, não é possível responder corretamente se és de Câncer ou Leão, pois não disseste qual o ano e local de nascimento. Como nasceste na parte da manhã, é provável que sejas de Câncer.

T.M., realmente, teu signo (Sol) é Escorpião. Em teu mapa astral, os astros se concentram em Escorpião e Sagitário, o que faz com que tenhas também algumas características de Sagitário, mas Escorpião predomina. Há vários indicativos de afinidade e semelhanças com essa pessoa de Sagitário de que gostas, o ponto forte do relacionamento é o diálogo. Quanto a combinar ou não, na verdade, todos os signos combinam com todos, pois cada um de nós tem um pouquinho dos doze signos.

Mayara, no ano que nasceste, 1985, o Sol entrou em Peixes no dia 18/2. És pra lá de pisciana, pois além de ter nascido com o Sol (pensar) em Peixes, em função da hora e local de nascimento, o teu Ascendente (agir) também é Peixes e, olha só, a Lua (sentir) também! Ainda há Mercúrio (comunicação e intelecto) nesse signo. Portanto, a energia de Peixes é dominante. Há apenas um astro em Aquário, signo anterior e próximo ao dia de teu nascimento.

Hanah, como não colocaste todos os dados (data completa, horário e cidade de nascimento), não é possível responder corretamente à pergunta. No dia da mudança de signos, pode ou não haver a força do signo anterior ou posterior, não há regra. Somente calculando o mapa astral completo é que é possível identificar essas forças.

Amanda Costa