> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 19/02/2002
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores

Carlos: Como ter certeza sobre as datas do horóscopo?

Amanda Costa: Oi Carlos! Com muita freqüência, os leitores questionam as datas dos períodos dos signos. Essa dúvida aparece principalmente entre aqueles que nasceram nos dias de mudança de signo, em que as horas do dia são divididas (não igualmente) entre dois signos. E, mais, esses horários mudam nas diferentes partes da Terra, inclusive no mesmo país. Enfim, tais datas variam conforme o ano e local.

O período de um signo astrológico é relacionado à passagem do Sol pela região do céu que compreende esse signo. A duração é em torno de 30 dias, mas pode variar, assim como o horário em que inicia e termina. É bom lembrar que a duração de um ano é mais de 365 dias (daí os bissextos, pra compensar) e que nosso calendário é arbitrário, vem do decreto do Papa Gregório - autoridade terrestre e não cósmica!

Quando uma pessoa nasce no dia de mudança de signo, a maneira de ter certeza de que signo é, seria verificar a que horas o Sol entrou ou saiu daquele signo naquele dia/mês/ano e cidade e comparar com seu horário de nascimento. Para tanto, melhor consultar um astrólogo. Um minutinho ou segundo pode fazer a diferença. Tudo isso é matematicamente estudado.

Um dos casos mais complicados é o dos signos de Aquário, Peixes e Áries. Em 2001, por exemplo, o Sol entrou em Peixes (portanto quando esse signo iniciou) no dia 18/2 às 11h28min. Em 2002 entra no dia 18/2 às 17h13min. Às vezes, entra no dia 19/2. Algumas pessoas que nascem nesse dia são de Aquário, outras de Peixes, dependendo da hora e local em que nasceu. Sobre o final de Peixes, há anos em que termina no 20/03, outros 21/3, dependendo do horário em que o Sol entra em Áries, o signo seguinte. Em 2002, Áries entra às 16h16min do dia 20/3.

Quanto às datas mostradas no site, prefiro dar margens maiores do que excluir alguém que possa ter nascido naquele signo.

Amanda Costa