> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 18/06/2001
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores

Ângela: Amanda, é um prazer estar falando contigo.
Sou uma escorpiana de carteirinha,considero o meu perfil modelo de meu signo. É verdade que depois de um tempo assumimos as características do ascendente?

Ivy: Tenho ouvido falar que, mais importante que nosso próprio signo, é nosso ascendente. Será por isto que muitas vezes, quando lemos as características de determinado signo, percebemos que nada têm a ver com determinadas pessoas? Como saber o nosso ascendente?

Ana Paula: Uma pessoa pode ser totalmente guiada pelo signo ascendente?
Tenho esta dúvida porque o meu namorado nasceu em 02/03, portanto, de peixes. Porém, ele é totalmente ao contrário das características deste signo. O ascendente dele é áries, lua em gêmeos, eu sou de leão com ascendente em escorpião, lua em sagitário, somos compatíveis?

Amanda Costa:

Dentre as perguntas dirigidas ao Consultório Astrológico, fora o tema "relacionamentos", predominam questões sobre o Ascendente. Que bicho é esse, afinal? Resumidamente, o Ascendente, obtido através da hora e lugar em que nascemos, indica a nossa maneira de agir, nosso comportamento e forma de expressão em relação ao externo, como nos mostramos. Por sua vez, o signo Solar, obtido pelo dia/mês/ano indica a nossa maneira de pensar, como lançamos luz sobre as coisas e as vemos, de dentro para fora - é nosso referencial central, nosso Eu interno. Não raro, as características do signo Ascendente são as que mais aparecem e são mais fáceis de identificar, mas isso não quer dizer que ele seja mais forte.
Todos os posicionamentos do Mapa Astral, ou seja, toda a configuração astrológica de nosso momento de nascimento, é igualmente importante e forma uma unidade em que todas as partes estão inter-relacionadas. Para calcular o Mapa Astrológico, assim como o Ascendente, é necessário data completa, horário e cidade de nascimento, bem certinhos. Quando a pessoa não sabe o horário correto, há risco de erro, mas um astrólogo experiente pode fazer a retificação de hora através de cálculos e relação com fatos importantes ocorridos na vida da pessoa, numa consulta direta, ao vivo.
Falam por aí que, a partir de uma certa idade, o Ascendente predomina, o que não tem fundamento. Passamos por várias fases e ciclos de vida que se relacionam a ciclos e trânsitos planetários e, conforme o momento e a idade que temos, podem colocar em relevância um ou vários pontos do mapa - casas astrológicas, signos, planetas, Sol, Lua, Ascendente, Meio-Céu - e, assim alguns de nossos modos de ser ficarem mais acentuados e/ou visíveis. Como o Ascendente tem a ver com nossa expressão em relação ao externo, é natural que, com o passar do tempo, suas características fiquem mais definidas e aparentes e se tornem mais conscientes para nós, mas isso não significa uma predominância sobre o Signo Solar ou qualquer outro posicionamento. O processo evolutivo está ligado, na verdade, em chegarmos cada vez mais perto do Sol, iluminando todas as partes de nosso ser, a partir do centro.
Ivy, se o horário de nascimento que informaste (15h45min) estiver bem certinho, teu Ascendente é Capricórnio. Se for aproximadamente 5 minutos depois, é Aquário.
Ana Paula: no mapa do teu namorado, além de haver o Ascendente em Áries (Fogo), predomina o elemento Ar, energias muito ativas e expansivas que podem se sobrepor a subjetividade de Peixes. É fundamental que ele procure tomar mais contato com o emocional e seu lado mais sensível. Quanto à compatibilidade, é sempre bom lembrar que todos os signos combinam entre si. O que existe é, na comparação de mapas a sinastria, a possibilidade de identificar facilidades, dificuldades, etc. No relacionamento de vocês, pode haver muito crescimento e aprendizado, sobretudo através das diferenças, isso se vocês não ficarem se bicando com seus intensos (e às vezes, belicosos) Ascendentes em Áries e Escorpião. O ponto forte é o diálogo, a busca de entendimento e compreensão.

Amanda Costa