> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 16/11/2001
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores

Renata: Eu e meu namorado somos do mesmo signo, ele nasceu no dia 01/01/53 e eu no dia 20/01/73, ambos capricornianos. Temos alguma chance no mundo astrológico?

Amanda Costa:

Oi Renata! Vocês têm todas as chances do mundo - astrológico, terrestre, o que for! O amor não tem fronteiras. Todos os signos combinam entre si, inclusive os mesmos signos. Não há determinismo, uma lei que diga que o signo tal ou qual não pode se relacionar bem com o outro. A relação é a gente que faz. Existe um estudo astrológico chamado "sinastria", em que se faz a análise comparada de mapas astrológicos (é necessário data, horário, local de nascimento) e que pode contribuir para o conhecimento das potencialidades do relacionamento, com seus pontos fortes a explorar e pontos fracos a trabalhar. Todo o relacionamento pode funcionar bem, com o empenho e comprometimento das pessoas envolvidas.

Mudando de assunto: nasceste no dia 20/01, dia em que ocorre a mudança do signo de Capricórnio para Aquário. Fica aí uma dúvida sobre qual é realmente o teu signo. Para tirar a dúvida, é preciso saber o horário em que nasceste.

Aproveito para explicar mais uma vez a questão do dia de mudança de signos, pergunta recorrente em nosso Consultório Astrológico. O limite dessas datas é flexível, variando conforme o ano e o local de nascimento.

O período de um signo astrológico é relacionado à passagem do Sol pela região do céu que compreende esse signo. A duração é em torno de 30 dias, mas pode variar, assim como o horário em que inicia e termina. É bom lembrar que a duração de um ano é mais de 365 dias (daí os bissextos, pra compensar) e que nosso calendário é arbitrário, vem do decreto do Papa Gregório - autoridade terrestre e não cósmica! Quando uma pessoa nasce no dia de mudança de signo, a maneira de ter certeza de que signo é verificar a que horas o Sol entrou ou saiu daquele signo e comparar com seu horário de nascimento.

Um dos casos mais complicados é o do final de Aquário, início e final de Peixes e início de Áries. Em 1999, por exemplo o Sol entrou em Peixes (portanto quando esse signo iniciou) no dia 18 às 23h48min ou melhor, dia 19 às 0h48min no horário de verão. No ano 2000 entrou no dia 19 (com ou sem horário verão). Sobre o final de Peixes, há anos em que termina no 20/03, outros 21/03, dependendo do horário em que o Sol entra em Áries, o signo seguinte. Um minutinho ou segundo pode fazer a diferença. Tudo isso é matematicamente estudado.

Prefiro dar margens maiores do que excluir alguém que possa ter nascido naquele signo. Há pessoas que passam a vida inteira pensando que são de um signo e um belo dia fazem seu mapa astrológico e descobrem que são de outro.

Quanto à forma de nascimento, cesariana ou natural, ou se a criança nasce antes ou depois do tempo, isso não importa para o cálculo do mapa astral. O que é efetivamente levado em consideração é o momento em que a criança nasce, quando tem a sua primeira respiração.

Amanda Costa