> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 08/08/2002
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores


Lolita: Gostaria de saber se quem nasceu muito próximo do dia de início de outro signo pode ter coisas em sua personalidade desse signo. Por exemplo, nasci em 20 de dezembro, posso ter características de Capricórnio?

Amanda Costa: Oi Lolita! Pode acontecer de a pessoa apresentar algumas características do signo seguinte ou do anterior, tendo nascido nos dias próximos à mudança ou não. Isso se dá, não por causa da data, mas em função da estrutura do sistema solar.      

Explicando melhor: o signo em que nascemos, por dia e mês, é indicado pela posição do Sol naquele momento. No sistema solar, temos o Sol ao centro, acompanhado de perto por Mercúrio e Vênus. Estes planetas têm ciclos semelhantes ao do Sol, aproximadamente um ano, sendo assim, em nosso mapa astral, se localizam nos signos vizinhos ou no próprio signo em que temos o Sol. Eventualmente, Marte também está perto, só que seu ciclo é de dois anos, o que já dá uma boa diferença, num ano está mais perto, no outro mais longe. Depois, saltamos para doze anos, com Júpiter, Saturno com 29,5 anos e aí, bem, já é outra história. Cada caso é um caso e não se pode afirmar nada sem que seja calculado o mapa astral individual.       

Nasceste no final de Sagitário (Sol) e tens Mercúrio também neste signo. Vênus já está mais adiantadinha, em Aquário. Marte está lá do outro lado do zodíaco, em Câncer. Tua pergunta, provavelmente, se deve ao fato de perceberes traços de Capricórnio em ti. Também pudera, pela hora de nascimento, tens o Ascendente (agir) nesse signo, o que tende a se expressar visivelmente. A Lua (emocional), que tem um ciclo de mais ou menos 29 dias, naquele momento também estava em Capricórnio. De quebra, Júpiter, o planeta regente de Sagitário, e Saturno, regente de Capricórnio, transitavam por lá no ano em que nasceste. Ufa! Tua observação está correta, enfim, mas não o porquê. És uma sagitariana capricornianíssima!

Amanda Costa