> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 01/08/2002
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores


Sara:Gostaria de saber se após os 30 anos, o signo que passa a reger é realmente o ascendente?

Amanda Costa: Olá Sara! Não, isso não é verdade. Todos os posicionamentos do Mapa Astral, ou seja, a configuração astrológica da hora e local de nosso nascimento, é igualmente importante e forma uma unidade inseparável em que todas as partes estão interligadas. Passamos por várias fases e ciclos de vida que se relacionam a ciclos e trânsitos planetários e, conforme o momento e a idade que temos, podem colocar em relevância um ou vários pontos do mapa - casas astrológicas, signos, planetas, Sol, Lua, Ascendente, Meio-Céu - e, assim alguns de nossos modos de ser podem mais acentuados e/ou visíveis.     

Como o Ascendente tem a ver com nossa expressão em relação ao externo, é natural que, com o passar do tempo, suas características fiquem mais definidas e aparentes e se tornem mais conscientes para nós, mas isso não significa uma predominância sobre o Signo Solar ou qualquer outro posicionamento. O processo evolutivo está ligado, na verdade, em chegarmos cada vez mais perto do Sol, ficarmos mais centrados, iluminando todas as partes de nosso ser, a partir desse centro.                

Entre 28 e 30 anos, ocorre um ciclo planetário bastante importante, o Retorno de Saturno. É como um divisor de águas, uma passagem para outra fase da vida, e tem muito a ver com o fato de nos sentirmos diferentes a partir dessa época. As implicações desse trânsito são diversas e muito profundas, pois estão ligadas a estrutura de nosso ser e a nossa história de vida. Pode ser um período de grandes mudanças (internas e externas) e o seu impacto se relaciona a forma como a pessoa tem vivido sua vida até este momento. Há questionamento, reflexão e decisões: é uma fase de conclusão e de novos começos.

Amanda Costa