Oxum
Rio que passa por Oxogbo, cidade nigeriana
Dia da semana: sábado
Número 5
Elemento: água doce
Domínio: águas, cachoeira, maternidade
Cor: dourada
Instrumento: abebê
Oxum é o nome de um rio que passa em Oxogbo, cidade nigeriana, localizada na província de Ibadã, na Nigéria. Ela é a deusa do amor, de acordo com a religião afro-brasileira, por isso é invocada para ajudar as pessoas que estão sozinhas a encontrarem sua alma gêmea.
Sua cor é dourada – símbolo da riqueza espiritual e material e sua saudação é Ora ye ye o!
Oxum era a segunda esposa de Xangô, deus da Justiça, tendo também vivido em outras épocas com Ogum, deus da luta/ferro, e Oxossi – deus da mata. Sua morada é nas cachoeiras e rios de água doce (axé, “força”, de muita importância, sem a qual não haveria vida na terra), onde costumam lhe entregar comidas e presentes.
Na África é chamada de Iyalodê, cargo ocupado pela mulher mais importante da cidade. Apesar da forte marca que Oxum carrega de maternidade, assim como Iemanjá, é geralmente associada e representada por uma deusa jovem. Foi rainha de Oyó, onde as mulheres que desejavam engravidar procuravam-na, sendo respeitadíssima como feiticeira. É considerada como a deusa do amor, beleza e dinheiro sendo a ela atribuído um gosto refinado por tudo o que é caro.
No Brasil associa-se Oxum ao ouro – afinal, é o metal mais valioso que conhecemos. Por sua beleza coquete e faceira, Oxum conquistou vários amores, mostrando sua docilidade. Sua dança insiste nesse aspecto: imitam-se os gestos delicados de uma mulher sensual que toma banho no rio, usa um pente de tartaruga, um espelho e um leque, sempre com muita graça.
Como todos os outros orixás, existem diversos tipos de Oxum, de acordo com a proximidade de uma tribo ou a profundidade do rio. Oxum pode ser maternal, uma jovem feiticeira ou uma guerreira. O abebê – espelho – e o leque fazem parte de sua indumentária, juntamente com suas roupas vistosas.
Sua oferenda consiste de um prato feito de feijão fradinho, azeite de dendê e camarão. Também lhe são oferecidas rosas da cor amarela e mel, juntamente com os pedidos.