0

Curso de oratória: para quem está indicado e o que vou aprender?

Para quem está indicado um curso de oratória? E o que se aprende em um treinamento como este? Saiba tudo neste artigo!

14 dez 2020
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Oi, Speaker!

Para quem está indicado um curso de oratória? E o que se aprende em um treinamento como este?

Melhorar a maneira como se comunica, perder a vergonha de gravar vídeos, saber como se sair bem em reuniões (online e presenciais): são muitas as razões pelas quais a procura por treinamentos em oratória cresceu tanto.

Hoje, o profissional que não sabe se comunicar bem não atende a todos os requisitos do mercado e acaba se estagnando em sua carreira.

Antes de contratar um curso, é importante responder a essas duas perguntas: para quem está indicado e o que vou aprender?

Na nossa conversa de hoje, vou falar sobre isso. Vamos lá?

Foto: The Speaker

Curso de oratória: o que vou aprender?

A oratória é um assunto amplo. Por isso mesmo, há uma série de treinamentos: alguns mais básicos e outros que se aprofundam em temas específicos da oratória e da comunicação.

De modo geral, em um bom treinamento em oratória, você vai aprender técnicas para aprimorar os três pilares da comunicação:

- A mensagem

- A expressão corporal

- A expressão vocal

Em cada um desses pilares, estão técnicas e ferramentas para que você possa aplicar nas mais diversas situações de exposição de fala. Vejamos algumas delas:

- Técnica de organização do conteúdo

Todo processo comunicativo tem uma intenção: informar, vender, entreter, persuadir, inspirar... Seja qual for essa intenção, ela só será alcançada se a fala estiver bem organizada e for compreendida pelas pessoas.

As técnicas de organização de conteúdo são eficientes para criar uma conexão e uma ordem lógica ao que está sendo dito. É importante, ainda, para que você consiga ser mais assertivo e saiba priorizar informações, dados e opiniões.

- Técnicas da oratória persuasiva

Quando ouvem a palavra “persuadir”, muitas pessoas tendem a imaginar algo pejorativo. É preciso, então, esclarecer que persuadir é convencer, é inspirar alguém a tomar uma determinada decisão.

Precisamos ser persuasivos todo o tempo: no debate de ideias com colegas de trabalho, na venda um produto ou serviço, em uma entrevista de emprego, na hora de dialogar com nossos líderes ou clientes, no dia a dia.

Logo, dominar as principais técnicas da oratória persuasiva (como a argumentação e a escuta ativa) é fundamental e deve fazer parte dos bons cursos de oratória.

- Como gravar vídeos

Vídeos são o novo palco. “Como assim, Livia?” Pense em todos os compromissos que você teria neste ano. É provável que grande parte deles tenha migrado para o online, já que essa foi uma tendência mundial nos últimos meses.

Gravar vídeos passou a ser, então, uma habilidade requerida aos mais diversos profissionais: líderes, liderados, médicos, advogados, influenciadores, professores. Não importa a sua área ou seu cargo, se você está empregado ou em busca de um emprego: você terá que saber gravar vídeos!

Em um curso de oratória, você aprenderá a gravar vídeos, IGTV, stories, lives e tantos outros formatos que se popularizaram nos últimos tempos.

- Técnicas de linguagem não-verbal

Nos treinamentos em oratória, você também aprenderá a dominar a sua linguagem não-verbal e utilizá-la a seu favor. Isso inclui saber usar a sua voz, aplicando pausas intencionais e alterando o tom de voz de forma estratégica.

Inclui, ainda, saber gesticular, entender o que é a máscara da neutralidade e como evitá-la, saber como enquadrar a câmera da melhor maneira e outros tantos aspectos que fazem parte da dinâmica não-falada.

Afinal, para quem está indicado um curso de oratória?

Agora, você já sabe o que vai aprender em um bom curso de oratória, mas para quem está indicado um treinamento nessa área? A resposta é: todos. Todos os profissionais precisam de uma boa comunicação!

Na hora de escolher o seu treinamento, considere alguns fatores, como, por exemplo, se você já fez algum treinamento, se já tem experiência em falar em público e outros aspectos sobre o seu próprio perfil.

Além disso, é importante verificar a qualidade desse curso, checando o perfil dos profissionais responsáveis, procurando pela opinião de pessoas que já fizeram o curso e o quanto ele está antenado às mudanças atuais na comunicação. 

Se você quer saber mais sobre treinamentos em oratórias: modalidades, preços, opções presenciais e online, entre em contato com a minha equipe!

 

Fonte:

https://thespeaker.com.br/curso-de-oratoria-o-que-voce-vai-aprender/

Veja também:

Novo Nissan Kicks 2022 dá um salto de qualidade
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade