Porsche abre exposição sobre os 80 anos da marca - Terra

Fundada em 1931, em Stuttgart, na Alemanha, pelo engenheiro e piloto de testes Ferdinand Porsche, a Porsche Engineering completa 80 anos de existência neste ano. Dezessete anos depois, Ferry Porsche - filho do fundador Ferdinand - transformaria a já estabelecida marca de design e projetos de automóveis em uma montadora.

Conhecida mundialmente por seus carros esportivos, a Porsche, no entanto, tem em sua história uma outra marca importante: o Type 32. Projetado em 1933, o modelo é considerado o protótipo daquele que se tornaria um dos carros populares mais conhecidos da história: o Fusca, da também alemã Volkswagen. Ferdinand foi o responsável ainda pelos modelos Lohner Porsche, de 1900, e Austro-Daimler Sascha, de 1922, ambos anteriores à fundação do escritório de criação da Porsche.

Já sob o comando de Ferry Porsche, a montadora - que iniciava sua trajetória - construiu o embrião de seus principais modelos esportivos: o 356. Com a homologação técnica, o dia 8 de junho de 1948 marcou o lançamento do primeiro Porsche esportivo da história. Em 1951 viria o primeiro título internacional do 356, com a vitória nas 24 horas de Le Mans, na França.

Outro ano marcante na história da empresa é o de 1964, quando é iniciada a produção do 911. O modelo é o de maior longevidade da Porsche. Com quase 47 anos de vida, o veículo passou por diversas modificações, mas tem séries lançadas pela marca com frequência.

Atualmente, o 911 permanece como o modelo que tem o maior número versões disponíveis. São 22, segundo o site oficial da empresa. O 911 é responsável ainda por algumas das inovações tecnológicas na marca. O câmbio Tiptronic, por exemplo, foi incorporado ao modelo em 1989, na versão Carrera 2.

Em 2002, a montadora alemã apresentou pela primeira vez um utilitário esportivo (SUV, na sigla em inglês), o Porsche Cayenne. A entrada da Porsche nesse mercado fez bem para a empresa. De acordo com a importadora da marca no Brasil, o Cayenne já se tornou o veículo mais vendido da marca na história. No Brasil, o modelo representa cerca de 60% do total de vendas.

Além dos carros já citados, outros também fizeram história. Enquanto o 924, de 1975, foi primeiro modelo produzido com eixo transversal, o 959 foi o primeiro modelo de rua a vencer o Rali Paris-Dacar, em 1986.

Segundo a importadora da marca no Brasil, foram trazidos oficialmente cerca de 4,3 mil veículos Porsche entre outubro de 1990 (reabertura das importações após a proibição decretada em novembro de 1975) e março de 2011. A montadora também viu suas vendas saltarem de 76 carros em 2003 para 911 no ano passado.

O 80º aniversário da fundação do escritório de design da Porsche é um dos temas centrais deste ano para o museu da montadora, em Stuttgart. De 21 junho a 11 setembro, a exposição especial intitulada "80 Anos de modelos Porsche" mostrará a evolução da marca, contada com 20 carros considerados mais importantes no período.