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Como aproveitar o estoque da Black Friday na Cyber Monday

Celebrada na segunda-feira seguinte, a data traz novas promoções pode ser crucial para os negócios

28 nov 2022 - 06h10
(atualizado às 11h13)
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Foto: Adobe Stock

A Black Friday passou, agora é hora da Cyber Monday, que nasceu nos Estados Unidos e foi amplamente adotada no Brasil. O momento é de prolongar a data, aproveitar o embalo e incentivar os clientes a continuar fazendo compras pela internet.

Neste ano, a Cyber Monday caiu neste dia 28 e a data tornou-se importante para as pequenas e médias empresas nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust, em parceria com a Compre&Confie, o faturamento com as vendas da Cyber Monday em 2021 foi de R$ 827,4 milhões, um resultado 17,7% superior se comparado ao de 2020. 

É hora de aproveitar o estoque da Black Friday

Para os lojistas, é uma ocasião para continuar lucrando e aproveitar o estoque. 

“Para quem não vendeu tudo o que planejava na Black Friday, a Cyber Monday é uma grande oportunidade de bater metas e aproveitar os estoques ainda existentes da Black Friday, até porque, pesquisas revelam intenções de compra dos brasileiros tendo como prioridade eletrônicos: smartphones, computadores, TVs, games e acessórios. Com a Cyber Monday, podem obter lucros significativos já antes do Natal, que é a próxima data relevante do comércio”, diz Gustavo Pisani, diretor de estratégia digital do varejo do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia que potencializa os negócios. 

“A principal recomendação é que o empreendedor analise estrategicamente seu público, pois ele pode conseguir aumentar o ticket médio caso saiba aproveitar o embalo dos clientes que adoram descontos”, analisa o especialista. 

O especialista  elencou algumas estratégias essenciais para implementar na Cyber Monday no varejo e garantir boas vendas. 

Ofereça descontos e frete grátis

Segundo levantamento da Clearsale, 57% das compras feitas na Black Friday e na Cyber Monday tiveram frete grátis. 

“É importante que o lojista promova descontos que não impactem no seu lucro, mas façam a diferença para o cliente, sem falsas propostas como a ‘metade do dobro’. Ou seja, é preciso fazer um estudo e avaliar a melhor forma para ambos os lados”, comenta Pisani. 

Evite reclamação de cliente

“De acordo com uma pesquisa recente conduzida pelo Reclame Aqui, em 2021 as reclamações sobre atraso nas entregas (19,92%)  superaram pela primeira vez o número de queixas sobre propaganda enganosa (16,49%), dando indícios de que esse ano os níveis de expectativa estarão ainda mais elevados. Vence quem estruturou sua operação no estado da arte”, fala Pisani. 

Aposte em marketing 

“Abusar das redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, fazer parcerias com influenciadores, lives, mídias pagas, técnicas de SEO, entre outras estratégias, é fundamental para poder chamar atenção do consumidor”, reforça Gustavo. 

Por fim, é importante estudar seu público para entender os horários favoritos de compras, produtos mais buscados e outros dados, que podem ser usados com cuidado em seu favor.

Redação Dinheiro em Dia
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