PUBLICIDADE

Amanda Dias

Empreendedorismo sem romantismo: você também deveria tentar

Se você empreende ou tem o sonho de ter o seu próprio negócio, essas dicas super realistas vão te ajudar a encarar esse desafio de frente

29 ago 2023 - 06h00
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Dicas para encarar o empreendedorismo sem romantismo:

Você já ouviu falar sobre o livro “Empreendedorismo Feminino: olhar estratégico e sem romantismo” da Monique Evelle? A Monique Evelle é comunicadora, empresária e consultora especialista em negócios sociais, investidora e atualmente uma das mais novas Shark Tank Brasil.

Em seu primeiro livro, Monique trouxe aprendizados sobre o que é gerir um negócio e como essa pode ser uma experiência menos caótica e mais assertiva para mulheres, mesmo aquelas que não tiveram acesso a educação empreendedora. Eu tive o privilégio de ter contato com esse livro e a autora, ainda no começo da minha jornada empreendedora, e ter conhecimento de todas as etapas, análises de contexto, estratégia de precificação, além das dicas e ferramentas abordadas nesse livro. Ele me ajudou a segurar o volante da minha empresa e sentar com conforto na cadeira de protagonista das minhas decisões de negócio.

Hoje trarei as dicas que mais ajudaram na minha jornada e já te adianto que, se você quer ou está precisando se organizar para fazer a transição de carreira e largar seu emprego formal para começar a empreender, essas dicas vão agregar muito no caminho para o sucesso do seu negócio. 

E aí? Bora começar a se empoderar e empreender com sucesso? Então, venha comigo. 

Parcerias e uma mão lava a outra

Se você tem um sonho de negócio, com certeza já tem um plano de como começar, estou certa? Mas você já parou para pensar quantos negócios semelhantes existem atualmente no mercado?

Começar de baixo em um mercado sobrecarregado pode ser difícil, e mais ainda se você for mulher. Por isso, uma dica muito bacana é procurar por quem já está há mais tempo que você nesse meio e fazer parcerias. 

Assim você vai estar ajudando alguém que já tem experiência no ramo, vai aprender muito e ainda vai poder investir no seu próprio sonho. 

Nada de desespero

O mundo do empreendedorismo tem altos e baixos e é importante saber lidar com essa instabilidade com consciência e inteligência. Quando você se deparar com situações difíceis, não deixe seu lado reclamona tomar conta de tudo. 

É claro que colocar para fora seus sentimentos é muito importante, mas é necessário saber encarar de frente todas as situações difíceis e ser racional. 

Feche os olhos para sua vontade de desistir e sair reclamando de cada pequena coisa que dá errado e comece a correr atrás de soluções possíveis para esses problemas. 

Ninguém nunca está 100% preparado

Nós sabemos que ter talento e domínio de técnica caminham juntos, mas não convém contar apenas com um deles pensando que vai ser suficiente para conquistar o sucesso do seu negócio. 

Por isso, minha amiga, saiba que por melhor que você seja no que faz, nunca é tão boa que não possa melhorar. 

Que tal investir em treinamentos e aprimoramentos para oferecer aos seus clientes melhores serviços e produtos? Faça um curso, uma capacitação, vá a palestras e compartilhe suas experiências com quem é mais experiente que você. 

Invista no seu conhecimento
Invista no seu conhecimento
Foto:

Conhecimento sempre

Você já deve ter ouvido que educação é o caminho para o sucesso, e que conhecimento nunca é demais. Bom, por mais que essas frases sejam muito genéricas, elas são muito úteis. 

Essa dica caminha junto com a dica anterior e pode te ajudar a enxergar novos caminhos e soluções para o seu negócio. Por isso, busque sempre investir parte do seu tempo em adquirir conhecimento. 

E depois, não tenha medo de aplicá-lo no seu dia a dia. Se você aprendeu que o sucesso do seu negócio está no caminho A, e até agora você estava seguindo o caminho B, não existe recalcular a rota e colocar o que você aprendeu de novidade em prática. 

Uma boa gestão de tempo

Você consegue diferenciar estar ocupada e ser produtiva? Muitas vezes fazemos inúmeras tarefas, mas sentimos que não saímos do lugar e nos sentimos improdutivas. Por isso, ter uma organização do nosso tempo é essencial para nos livrarmos desse sentimento.

Organize suas atividades e observe quantas delas foram planejadas e executadas e quantas delas você executou sem que elas estivessem no seu planejamento. Assim você conseguirá enxergar melhor como sua rotina está se adaptando às suas tarefas.

Além disso, você pode criar níveis de importância, colocando as tarefas mais necessárias em cima das menos importantes e fazer o que realmente é preciso sem se perder nas suas obrigações.

Mas me fala aí? Quais dessas dicas você já conhecia? Bora começar o caminho do seu empoderamento e empreendedorismo ainda hoje, mulher!

Fonte: Amanda Dias
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade