PUBLICIDADE

Afinal, todo inadimplente tem o nome negativado? Como consultar se meu nome está ‘sujo’?

Percentual de famílias com dívidas ficou em 78,1% em janeiro deste ano; taxa de inadimplência foi de 29,9%

23 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Estar inadimplente e endividado não é a mesma coisa, bem como nem todo inadimplente está negativado
Estar inadimplente e endividado não é a mesma coisa, bem como nem todo inadimplente está negativado
Foto: Adobe Stock

O percentual de famílias com dívidas no Brasil ficou em 78,1% em janeiro deste ano, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Desse total, 29,9% estão inadimplentes

Embora possa parecer confuso, estar inadimplente e endividado não é a mesma coisa, bem como nem todo inadimplente está negativado. No caso da primeira explicação, todo inadimplente está endividado, mas nem todo endividado é, necessariamente, inadimplente. Ainda está confuso? Fique tranquilo, o Terra te explica nesta matéria.

A diferença entre inadimplência e endividamento é que, no caso da inadimplência, a pessoa possui contas em atraso. Já o endividado possui dívidas incompatíveis com a sua situação financeira, mas não necessariamente estão atrasadas. Já a negativação só ocorre com a pessoa inadimplente

“A negativação do nome do inadimplente ou a inclusão nos órgãos de proteção ao crédito não se dá de forma automática, cabendo a empresa credora optar por negativar ou não o nome da pessoa junto aos órgãos de proteção ao crédito”, explica a advogada Stephanie Almeida à reportagem.

Ser negativado, ou ter o nome sujo, significa ter o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito, como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Boa Vista ou Serasa. Uma pessoa pode estar inadimplente (ter dívidas em atraso) e não estar negativada. No entanto,  a inadimplência é um caminho para ficar com o nome sujo.

"A negativação pode ocorrer de imediato, ou seja, logo após o não pagamento da dívida ou após a empresa ter tentado negociar e não ter sucesso na negociação.  As empresas podem optar por não negativar o nome do devedor e tentar realizar outras formas de cobrança", acrescenta Stephanie Almeida.

Como consultar nome ‘sujo’?

O consumidor pode consultar o seu CPF gratuitamente fazendo um login nos sites da Serasa, Boa Vista e SPC Brasil. Lembrando que para que o seu “nome fique sujo”, os órgãos protetores de crédito precisam da sinalização desse atraso, o que pode levar um tempo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade