A Internet se tornou no Brasil um novo sistema de comercialização de automóveis. A General Motors vendeu 55 por cento das unidades de seu novo modelo 100% brasileiro, o Chevrolet Celta, informou hoje a empresa. Desde o lançamento do Celta, em meados de setembro, foram vendidas 14 mil e 500 unidades, mais da metade pela Internet, e a montadora anunciou que espera que 80% de suas vendas sejam dessa forma nos próximos meses.A compra e venda de veículos pela Internet virou a grande novidade da indústria automotiva brasileira e é uma experiência mundial para as grandes marcas. "A venda pela Internet não existe no mundo, começa em alguns países, mas é ótima a dimensão que está alcançando no Brasil" , país favorecido por un enorme mercado potencial de 160 milhões de habitantes e por um recente acordo para uma redução tributária nas vendas virtuais, explicou recentemente o presidente da General Motors (GM), Walter Wieland.
Coincidindo com o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em outubro, as principais fábricas apresentaram suas páginas na Internet assim como programas para a compra direta virtual de veículos. Por isso, a Ford também lançou suas vendas na Internet. A Fiat e a Volkswagen já tinham feito o mesmo em setembro.
As marcas que trabalham com vendas "virtuais" reconhecem que se trata de "uma experiência" que todos estão aprendendo, e que pelo momento há poucos modelos disponíveis por causa do complexo sistema de distribuição necessário num país das dimensões do Brasil.