Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Indicadores CMA
» Bloomberg


JORNAL DA LILIAN
SEU BOLSO
Pergunte ao Tamer» Pergunte ao    Tamer
CASH
» Gerenciador de
finanças pessoais
COLUNISTAS
» Sônia Racy
» Joelmir Beting
» Alberto Tamer
» Gustavo Franco
» Paulo Pinheiro
AGROPECUÁRIO
» Canal Rural
» Mercado Cafeeiro
» Negócios Pecuários
MARKETING
» Venda Mais
» Pensarte
REVISTAS
» Amanhã
» Carta Capital
» Dinheiro na Web
SIMULADORES
» Desafio
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Finanças pessoais
» Loterias
» Imposto de Renda
» Top Negócios
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


Países em desenvolvimento levantam barreiras comerciais

Terça, 05 de dezembro de 2000, 20h15min
As barreiras comerciais, que limitam os intercâmbios dos países emergentes e fream seu crescimento econômico, não são iniciativas apenas dos países industrializados mas também dos países em desenvolvimento, destacou Uri Dadush, autor de um informe do Banco Mundial publicado hoje. "O informe aponta para o fato de que muitas destas barreiras que limitam os intercâmbios comerciais são levantadas entre os próprios países em desenvolvimento, além das já impostas pelos países industrializados", sustentou Dadush, diretor de Política Econômica do Banco Mundial (Bird), numa entrevista à AFP.

"Além disso, as barreiras dos países emergentes em relação aos outros países em desenvolvimento são levantadas onde é prejudicial, ou seja, nos produtos agrícolas, têxteis e produtos manufaturados de alta intensidade de trabalho", disse Dadush, acrescentando que estas barreiras comerciais entre os países emergentes "estão bastante generalizadas".

Ainda segundo ele, no ano 2000, o avanço do comércio mundial constituiu o motor do crescimento na maioria dos países, implicando bons resultados em nível mundial.

Em seu informe, o Bird destaca que "as elevadas barreiras impostas ao comércio pelos países industriais às importações agrícolas e agroalimentares, assim como as subvenções agrícolas, explicam, em parte, a relativa mediocridade dos resultados das exportações destes produtos dos países em desenvolvimento".

O economista do Bird se negou a especificar os países industrializados mais fechados em relação aos países em desenvolvimento. A União Européia (UE) - disse Dadush - tomou a "formidável iniciativa" de eliminar as barreiras comerciais que apontam os 48 países menos desenvolvidos, que sejam reconhecidos como tal pela ONU.
Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.