As principais bolsas de valores européias fecharam em forte alta nesta terça-feira, recuperando-se da queda sofrida na sessão anterior, após a Nokia anunciar boas perspectivas e o índice Nasdaq saltar 10,45%, disseram operadores. Declarações positivas do presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, e sinais de que a novela da eleição presidencial norte-americana está chegando aos últimos capítulos aumentaram a euforia, renovando as esperanças de que a alta de fim de ano pode enfim se materializar.
A Nokia, maior fabricante mundial de telefones celulares, aumentou suas previsões de crescimento de lucros de 25 para 35% ao ano até 2003 e anunciou que terá 1 bilhão de usuários de celulares no mundo inteiro até o primeiro semestre de 2002.
A notícia espalhou sentimento de compra por todos os setores ligados à tecnologia. "Certamente parece uma confirmação do que já sabíamos, mas com um pouco de tempero em cima", disse Ed Protheroe, gerente de recursos da Aberdeen Asset Management.
"Isso confirma a história da Nokia numa época em que investidores buscam por visibilidade de lucros e crescimento de receita", acrescentou.
No momento em que a maioria das bolsas européias fechava, o índice Nasdaq, termômetro do setor de tecnologia em Wall Street, subia 7,5%, enquanto o Dow Jones, das ações mais negociadas em Nova York, avançava 3%.
Greenspan disse que a economia desacelerou, elevando as expectativas de que o banco central norte-americano possa reduzir os juros no ano que vem.
Sobre a eleição nos EUA, um juiz da Flórida decidiu na noite de segunda-feira rejeitar a objeção do candidato democrata Al Gore aos resultados finais da eleição, o que pode significar em breve uma vitória para Bush.
Em LONDRES, o índice Financial Times fechou com alta de 2,28% para 6.299 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 encerrou com avanço de 3,51% para 5.995 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX fechou em baixa de 3,57%, aos 6.637 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 encerrou com alta de 4,32% para 9.461 pontos.
Em MILÃO, o índice Mibtel fechou com ganhos de 1,59% para 31.862 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 terminou com avanço de 1,46% para 10.616 pontos.