A aprovação de um projeto de lei no Congresso argentino que suprime o oneroso sistema estatal de pensões não é condição para que o governo tenha acesso ao pacote de ajuda financeira internacional, disse o ministro da economia José Luis Machinea. "Não faz falta a aprovação disso para o acordo com o Fundo", disse Machinea na segunda-feira a jornalistas. O governo negocia com órgãos multilaterais um pacote de ajuda financeira para afastar as dúvidas dos investidores sobre a solvência do país. Segundo o governo, o pacote supera US$ 21,5 bilhões.
O pacote tem participação do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, bancos de investimento norte-americanos, entidades locais e possivelmente o governo espanhol.
O ministro acredita que esta semana será aprovado o projeto de lei de orçamento de 2001 no Senado, e que o pacto com as províncias para limitar os gastos primários por cinco anos será sancionado pela Câmara dos Deputados também esta semana.
Com isso, Machinea crê que na próxima segunda-feira será firmada a carta de intenção com o FMI.