O Irã pode propor uma reunião extraordinária de membros da Opep no final de fevereiro ou início de março caso a oferta de petróleo continue a superar a demanda global, disse hoje o representante iraniano na Opep, Hossein Kazempour Ardebili.Kazempour disse que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) pode ter que cortar a produção em um milhão de barris por dia no primeiro trimestre de 2001 se os preços continuarem a cair.
``Para manter o equilíbrio entre oferta e demanda, a Opep pode precisar cortar a produção em um milhão de barris por dia no primeiro trimestre do próximo ano'', disse ele.
Kazempour disse que os preços do petróleo poderiam cair abaixo da banda de preços da Opep de US$ 22 – US$ 28 o barril até o final do primeiro trimestre se as exportações iraquianas voltarem aos mercados globais sem interrupção.
”A proposta pode ser feita na reunião do dia 17 de janeiro para termos um encontro no final de fevereiro ou começo de março para discutir cortes na produção, caso o petróleo iraquiano volte ao mercado'', disse ele.
”No segundo trimestre de 2001 pode haver um superávit global de 3,5 milhões de barris por dia de petróleo se o Iraque voltar a exportar'', acrescentou.
Leia mais:
» Entenda a crise do petróleo