Dois grupos de defesa à privacidade na Internet enviaram um pedido às autoridades federais para que a Amazon.com reveja suas políticas com relação a dados de clientes, para proteger a privacidade dos usuários. O Junkbusters e o Electronic Privacy Information Center (Epic) submeteram o documento à Comissão Federal do Comércio (FTC), exigindo que a Amazon.com reveja a decisão tomada em agosto de transformar essas informações em ativos da empresa, que podem ser vendidos no caso de a loja virtual falir ou vender uma de suas divisões. A Amazon anunciou em agosto que essa nova política de privacidade incluiria informações sobre os hábitos de compras dos internautas e seus dados pessoais, como número do cartão de crédito e endereço de e-mail, mesmo daqueles clientes que não dessem permissão para a empresa divulgar seus dados. Além disso, disse que passaria a compartilhar as informações com outras lojas, novamente incluindo os usuários que se recusaram a ter seus dados divulgados.
Na carta enviada à FTC, Jason Catlett, CEO do Junkbusters, e Marc Rotenberg, diretor executivo do Epic, pediram que a Comissão proíba a Amazon de colocar as novas diretrizes em prática, a não ser para os consumidores que aprovaram o uso de seus dados pela empresa.
Os grupos também pedem que os usuários possam remover seus dados dos sistemas da Amazon e que a empresa diga quais informações já foram compartilhadas com outras empresas. A porta-voz da Amazon, Patty Smith, disse que é impossível excluir os dados porque a empresa precisa deles em suas auditorias. “Tratamos as informações pessoais de nossos clientes com cuidado e consideração”, garantiu, “e vamos continuar agindo dessa forma”.