A Telefónica Móvel, divisão de telefonia celular da Telefónica, planeja obter uma licença para operar celulares em São Paulo e participará de um leilão de novas concessões de telefonia móvel a ser realizado pelo governo no primeiro trimestre de 2001, segundo informaram fontes da companhia. "Estamos muito interessados em novas licenças no Brasil e, obviamente, o mercado que mais nos interessa é São Paulo", disse uma fonte da empresa à Reuters.
O governo anunciou na semana passada que venderá entre janeiro e março de 2001 novas licenças para celulares com largura de banda 1.800.
Para esse processo, o governo havia dividido o país em três regiões -- Nordeste, Centro-Sul e São Paulo -- onde licitará três licenças por zona. No caso de São Paulo, os preços-base do leilão oscilarão entre R$ 710 milhões e R$ 760 milhões.
A Telefónica Móvel já conta com uma significativa presença no Brasil com suas filiais CRT Celular, Tele Sudeste Celular e Tele Leste Celular, além das participações na Motorola, recentemente adquiridas.
Por causa da legislação brasileira, a Telefónica Móvel não pode oferecer em São Paulo serviços celulares depois que sua matriz comprou em julho de 1998 o controle da operadora fixa Telesp.