Os gastos com presentes neste Natal devem totalizar R$ 227,00, no caso de trabalhadores que vão receber 13º salário ,e R$ 168,00 para aqueles que não têm direito ao abono, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Rhodia Poliamida, que produz nylon destinado à indústria têxtil. O levantamento foi feito com 450 consumidores da Grande São Paulo, de 14 a 50 anos, das classes A, B, C e D.Do total de entrevistados, 67% afirmaram que pretendem dar presentes a alguém este ano. Nas classes mais altas, o número de pessoas a serem presenteadas é maior. Nas mais baixas, os presentes irão apenas para os filhos ou namorado.
Boa parte dos trabalhadores entrevistados disse que vai usar o 13º para pagar dívidas, para poder voltar a comprar, ou fazer poupança. E 10% planejam usar o abono para adquirir roupas.
As mulheres em geral e as pessoas mais jovens farão compras em shoppings. Já os homens disseram que podem comprar em qualquer lugar. Para as classes mais baixas e para os homens, esta será a oportunidade de atualizar o guarda-roupa.
Segundo o vice-presidente da Rhodia Poliamida, Mario Lindenhayn, o bom desempenho da economia e a redução do desemprego nas regiões metropolitanas devem levar mais consumidores às compras neste final de ano.