As ações das empresas chamadas blue chips fecharam em alta nesta segunda-feira em Wall Street, à medida que aumentaram as esperanças de um final próximo para o drama da eleição presidencial. O Dow subiu com força após a notícia de que a Suprema Corte dos EUA deixou de lado uma decisão de estendia o prazo para as cédulas contadas manualmente na Flórida.
A Suprema Corte, em uma decisão vista como temporariamente favorável ao candidato republicano George W. Bush, enviou o caso de colta à Suprema Corte da Flórida para mais procedimentos.
Enquanto isso, os investidores esperam por uma declaração da Suprema Corte da Flórida, que deve se prununciar após o fechamento das operações (19h, horário de Brasília).
O índice Dow Jones, das ações mais negociadas em Nova York, fechou em alta de 1,81%, ou 187 pontos, aos 10.561 pontos. O Nasdaq, índice que mede as ações de alta tecnologia, fechou em baixa de 1,10%, ou 29 pontos, para 2.616 pontos, com a continuidade dos temores de redução nos lucros das empresas do setor com a desaceleração da economia do país.
A taxa de juros paga nos títulos de 30 anos do Tesouro norte-americano, referencial do mercado de bônus, fechou cotada aos 5,66% ao ano, ante os 5,64% do fechamento anterior.