O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assina na próxima semana um empréstimo sindicalizado que poderá chegar a US$ 200 milhões, disse o diretor financeiro e da área internacional do banco, Isac Zagury. "Estamos fechando as condições esta semana (quarta-feira) com os bancos que vão participar", informou Zagury à Reuters. O banco optou pelo empréstimo sindicalizado para diversificar os instrumentos de captação do banco, geralmente feita por lançamento de bônus no mercado externo.
No empréstimo sindicalizado, os bancos interessados mandam propostas com o valor que querem disponibilizar para compor o volume total de recursos a serem captados. Quanto maior o interesse, mais barato fica o custo do empréstimo.
O BNDES espera atrair cerca de 12 bancos para compor esse financiamento, disse Zagury. O banco capta recursos externos para ajudar a financiar o setor produtivo brasileiro.
Zagury disse que no ano que vem as captações do banco deverão repetir o volume deste ano, de US$ 2 bilhões, incluindo esta captação de dezembro.
Ele explica que não há previsão de aumento no volume de captações, porque o mercado internacional está passando por uma crise, o que dificulta as projeções. "Temos que observar o que vai acontecer com a economia americana antes de tomar decisões", disse.