O Banco do Brasil (BB) começa a negociar hoje (4) cafés especiais com certificado de qualidade pelo "site" de agronegócios da instituição (www.agronegocios-e.com.br) ou (www.bb.com.br). Deverão ser negociados cerca de 10 milhões nos próximos seis meses. Foram ofertadas inicialmente 60 mil sacas de café. Os negócios serão possíveis porque o Banco do Brasil fechou convênio com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O sistema de certificação do café a ser comercializado obedece à nova norma ISO 9000 e às exigências das Associações de Cafés Especiais dos Estados Unidos, Europa e Japão.
Segundo o gerente da Divisão de Serviços e Comercialização do Banco do Brasil, Lécio Lima da Costa, por enquanto, os negócios serão feitos somente com clientes do Banco do Brasil, mas o "site" será adaptado para permitir negócios com outras moedas.
Costa informou que os cafés especiais têm qualidade mais elevada porque são submetidos a um processo de produção de melhor nível. São observados principalmente os procedimentos durante a colheita e a estocagem.