Um importante termômetro da economia norte-americana recuou modestamente em outubro, apontando para uma desaceleração na economia, informou na segunda-feira uma empresa privada de pesquisas. O Conference Board disse que o índice dos principais indicadores econômicos recuou 0,2% em outubro, após pemanecer inalterado em setembro. Economistas entrevistados pela Reuters previam que o índice ficaria estável. Exceto pela alta de 0,1% em março, o índice permaneceu estável ou caiu desde janeiro deste ano.
"Os três fatores que influenciam essa tendência são o esfriamento econômico, mercado de trabalho aquecido, e a contínua curva de rendimento (yield) negativa", disse o economista Ken Goldstein, do Conference Board, em comunicado. "Essas séries têm apontado, e continuam apontando para o esfriamento das condições econômicas ainda sólidas", acrescentou.
Economistas estarão atentos aos dados do Federal Reserve que serão divulgados na quarta-feira no relatório do Livro Bege de tendências econômicas regionais.
No mês passado, o Fed disse que embora a economia norte-americana tenha crescido moderadamente em setembro e outubro, certas partes do país registraram menores taxas de crescimento.
O Conference Board disse que o índice coincidente, um medidor das tendências econômicas atuais, recuou 0,1% em outubro após subir 0,3% em setembro. Esse foi o primeiro declínio depois de 13 meses seguidos de altas.
O índice, que mede as tendências passadas na economia, ficou inalterado em outubro pelo segundo mês consecutivo.