A Cesp obteve nesta segunda-feira licença ambiental para completar o enchimento do reservatório da usina de Porto Primavera, a maior das seis unidades de geração da companhia, disse nesta segunda-feira um assessor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O atraso no enchimento do reservatório tem sido apontado como um dos principais entraves à privatização da companhia, marcada para a próxima quarta-feira, na Bovespa.
Quando o reservatório de Porto Primavera estiver completamente cheio, a usina poderá operar em sua capacidade total de cerca de 1.840 megawatts (MW) de energia.
De acordo com um assessor do Departamento de Licenças Ambientais do Ibama, a presidenta da instituição, Marília Marreco, autorizou nesta segunda-feira o enchimento do reservatório de Porto Primavera da cota de 253 metros acima do nível do mar para a cota de 257 metros, desde que a Cesp cumpra diversos itens obrigatórios.
"A Cesp tem que aguardar o final da piracema, fazer a remoção da vegetação, fazer a remoção da população que está na cota (que será atingida pelo enchimento) e fazer a avaliação dos animais que estão realocados", citou o assessor.