O presidente da Petrobras, Henri Philipe Reichstul, informou que a estatal está negociando diretamente com a empresa Mitsubishi a entrega das plataformas de perfuração da série ametista números 6 e 7. A Petrobras havia contratado o estaleiro nacional Marítima para a construção das plataformas, que, por sua vez, subcontratou a Mitsubishi. O contrato, inicialmente, previa um prazo de entrega de 180 dias, mas um aditivo foi incluído, ampliando este prazo para 540 dias. A Petrobras, no entanto, cancelou este aditivo, mas a Marítima está contestando o cancelamento na Justiça.
Segundo as informações de Reichstul, a Petrobras deixou de negociar com a Marítima e agora está tratando da entrega das plataformas diretamente com a Mitsubishi. O presidente da Petrobras participou, em Macaé, da inauguração do Centro de Defesa Ambiental da Bacia de Campos.
Trata-se do terceiro dos nove centros deste tipo que a companhia inaugurará este ano no Brasil. O investimento total para construção e manutenção dos nove centros por seis anos é de cerca de R$ 164 milhões.