Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Indicadores CMA
» Bloomberg


JORNAL DA LILIAN
SEU BOLSO
Pergunte ao Tamer» Pergunte ao    Tamer
CASH
» Gerenciador de
finanças pessoais
COLUNISTAS
» Sônia Racy
» Joelmir Beting
» Alberto Tamer
» Gustavo Franco
» Paulo Pinheiro
AGROPECUÁRIO
» Canal Rural
» Mercado Cafeeiro
» Negócios Pecuários
MARKETING
» Venda Mais
» Pensarte
REVISTAS
» Amanhã
» Carta Capital
» Dinheiro na Web
SIMULADORES
» Desafio
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Finanças pessoais
» Loterias
» Imposto de Renda
» Top Negócios
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


Telefonia fixa supera expectativas da Anatel

Segunda, 04 de dezembro de 2000, 16h02min
Até o final do ano, o Brasil será o quinto país com maior número de telefones fixos instalados no mundo, com cerca de 37 milhões de aparelhos, perdendo apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha. A informação foi dada hoje pelo diretor conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Antonio Carlos Valente. O resultado supera as projeções da própria Agência, que estimava fechar o ano 2000 com 35 milhões de linhas.

Os dados da Anatel revelam que de 97 para 98 foram instalados 2,5 milhões de telefones em todo o País, o que representa um crescimento de 14% em número de linhas. De 98 para 99, o mercado recebeu mais 4,9 milhões de terminais, um crescimento de 25% no total de aparelhos.

Em outubro o Brasil somava 35,4 milhões de telefones fixos, superando as expectivas da Anatel que esperava fechar o ano com 35,1 milhões de linhas. “Hoje, calculamos que o número deverá chegar a 37 milhões de telefones em dezembro”, contabiliza Valente. Com base nas taxas de crescimento acima do esperado, a Anatel espera chegar ao ano 2001 com 43 milhões de telefones, cerca de 2,5 milhões a mais do que estimado.

“O resultado é bastante significativo porque coloca o Brasil como primeiro do ranking na relação dos países que apresentam maiores taxas de crescimento em redes de telefonia fixa”, afirma o conselheiro da Anatel.
Celular

A telefonia móvel também teve sinais de crescimento. O número de aparelhos saltou de 800 mil em 94 para 22 milhões em outubro de 2000. A estimativa para 2005 é alcançar a marca dos 58 milhões de celulares, com 600 mil novos usuários a cada mês.

Entretanto, segundo Valente, o número de terminais por número de habitantes ainda é baixo comparado a outros países como os Estados Unidos e Japão. A densidade da telefonia móvel no Brasil é de 12,5 terminais para cada 100 habitantes. Só este ano, as operadoras e prestadoras de serviços especializados investiram cerca US$ 10 bilhões em infra-estrutura e terão uma receita bruta de US$ 25 bilhões.
Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.