O ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, Alcides Tápias, disse que o desafio para o Brasil na área de design para exportação é produzir embalagens atraentes para o consumidor mas que sejam recicláveis ou reaproveitáveis. "Nossa indústria deve ter como meta resíduo zero, para obter economia total. E sem o desenvolvimento do design ficaríamos em desvantagem", disse o ministro em seminário sobre design para exportação. Além de destacar que as embalagens devem ter o menor impacto ambiental possível, Tápias lembrou que o Brasil precisa ficar atento às normas de outros países para conquistar mercado neles. Nesse sentido, disse Tápias, é preciso adequar as embalagens de produtos brasileiros às regras de países que limitam o tamanho das caixas para não prejudicar a saúde de trabalhadores de transportadoras e repositores de gôndolas em supermercado, se houver a decisão de exportar para esses lugares.
O ministro disse que o governo está relançando o Programa Brasileiro de Design, lançado em 1995, com foco no impacto que isso possa ter nas exportações. "Queremos oferecer subsídios para estratégias de ação das empresas nessa área". Para Tápias, o desenvolvimento do design é um estágio indispensável ao aumento das exportações.
O presidente do BNDES, Francisco Gros, abriu o seminário afirmando que "todas as iniciativas que possam incentivar o esforço exportador brasileiro são fundamentais". Tápias e Gros saíram do evento sem dar declarações à imprensa.