A economia do Japão ficou estável nos três meses encerrados em setembro, após o esforço do país para manter a recuperação econômica na pior queda do pós-guerra, aumentando a perspectiva de um crescimento morno no ano que vem. O Produto Interno Bruto (PIB) teve crescimento real de 0,2% no trimestre de julho a setembro em relação ao trimestre anterior, informou hoje a Agência de Planejamento Econômico do Japão. O número, que se traduziu em um crescimento anualizado de 1,0%, ficou exatamente em linha com a previsão de uma pesquisa da Reuters e causou uma pequena inquietação nos mercados financeiros.
A alta marcou o terceiro trimestre consecutivo de crescimento liderado por uma recuperação corporativa, mas o ritmo foi desacelerado por um enfraquecimento nos gastos públicos, exportações debilitadas e redução nos gastos dos consumidores.
Economistas disseram que a preocupação agora é de que uma desaceleração em outras grandes economias possa reverter a recuperação do Japão antes de o país conseguir fôlego suficiente por si próprio.