Os bancos brasileiros e outros latinos, como Bradesco, Unibanco e Banamex, estão liderando o avanço na internet em portais de negócios entre empresas (B2B - business to business) e ensinando estratégias para instituições financeiras globais. É o que mostra levantamento da consultoria internacional Bain & Company. Segundo a consultoria, os bancos latinos rapidamente criaram soluções para pagamento eletrônico e negócios na internet. Os principais bancos norte-americanos como o Chase, Bank of América e Wells Fargo não anunciaram seus empreendimentos na área de e-mercados até o início de 2000 e criaram desvantagens significativas com os atrasos. "O business to business global deverá crescer para US$ 6,3 tri até 2004, dando aos bancos enormes oportunidades", afirmou Eric Aboaf, vice-presidente da Bain & Company.
Segundo Daniel Baranowski, consultor associado, para ter sucesso no estrangeiro, os bancos globais precisam adaptar suas estratégias de internet para as condições dos mercados locais, agirem rapidamente e alavancarem seus relacionamentos com os clientes". Segundo a consultoria, entre os fatores que posicionaram os bancos latinos para o sucesso na internet estão: conhecimento dos clientes nos processos de compras; parcerias corporativas e investimentos em tecnologia.