O ministro inglês da Agricultura, Nick Brown, estava confiante na manhã de hoje de que a reunião com seus colegas da União Européia (UE) definirá medidas para controlar a difusão do mal da "Vaca Louca". Os ministros europeus vão se encontrar em Bruxelas para analisar as propostas da Comissão Européia de banir temporariamente o consumo de carne bovina e produtos derivados no continente.Outro assunto da reunião será o fim da utilização da farinha animal, alimento utilizado na dieta das vacas, que pode engordá-las mais rapidamente. Técnicos suspeitam que essa ração com carne pode ser uma das causadoras da doença vaca louca.
Também vão discutir um teste obrigatório de Encefalopatia Espongiforme Bovina (NSE), o nome científico da doença da "Vaca Louca", em todos os animais com mais de 30 meses, num esforço para reconquistar a confiança do consumidor.
O governo britânico já adotou estas medidas em 1996, quando finalmente admitiu que a doença de Creutzfeldt-Jakob Disease (vCJD), que afeta o cérebro do homem, poderia ser uma variante do mal da "Vaca Louca". Desde então, a doença já matou 80 pessoas.
"Eu acredito que existe um desejo comum entre os ministros da agricultura de adotar medidas para assegurar duas coisas essenciais: a primeira é a proteção da população da União Européia da variante CJC e a segunda é prevenir que BSE se espalhe pelo rebanho da União Européia'', disse.
"Mas também há uma terceira coisa que desejamos fazer, que é evitar que haja reincidência, um novo surto de BSE. Por isso, além de termos que garantir a eliminação da doença, precisamos ter certeza de que ela não voltará'', acrescentou.
"Não existem soluções nacionais para a situação. O príon que causa a doença no gado não respeita fronteiras, por isso, é melhor tomar medidas em toda União Européia'', afirmou.
"Nós sabemos como a doença se espalha, que é nos pastos dos animais, então, eu acho que devemos tomar medidas similares às tomadas neste país em 1996, e então seremos capazes de prevenir a doença", explicou.
O primeiro caso de BSE foi registrado na Inglaterra em 1986, país que teve maior incidência da doença do que todos os outros juntos. Entretanto, este novo surto aconteceu na Alemanha, França e Espanha também.
Com informações da GloboNews