O banco espanhol Banco Santander Central Hispano (BSCH) continua interessado no leilão de venda do Banespa, marcado para o dia 20 próximo, quando será colocado à venda um bloco de cerca de 30% do capital social do banco, disse uma fonte próxima à operação.``O BSCH mantém sua oferta para o Banespa'', disse hoje a fonte.
O Santander disputa com outros sete grupos bancários o banco brasileiro, cujo o preço mínimo para o bloco de ações foi fixado em R$ 1,85 bilhão.
Mais cedo nesta terça-feira uma fonte do mercado disse que o Banco Bilbao Vyscaya Argentaria (BBVA) --outro grande banco espanhol e concorrente do Santander-- estaria considerando retirar-se do processo devido à complexidade do mercado brasileiro e o alto preço da operação.
O Santander tem uma presença significativa no Brasil através do Grupo Meridional, do qual controla 97%, sendo o quinto grupo privado por ativos.
Às 10h43 (horário de Brasília), as ações do BSCH subiam 2,03%, para 11,54 euros.
O BankBoston, unidade do FleetBoston Financial Corp, que também estava pré-qualificado para o leilão, anunciou na segunda-feira que estava desistindo da disputa porque o investimento não justificaria a expectativa de retorno.
Os três maiores bancos privados brasileiros, Bradesco, Itaú e Unibanco confirmaram na segunda-feira que se pré-identificaram para participar do leilão do Banespa. O Banco Safra também confirmou, hoje, que permanece na disputa.
Os demais pré-qualificados, Citibank, HSBC, BBVA e Santander, não fizeram comentários oficiais sobre a pré-identificação.
Leia mais:
» BC define sobre ação contra venda do Banespa