‘Vale Tudo’ chega aos 30 pontos, mas com 3ª pior audiência às 21h e longe de recorde de Manuela Dias
Novela começou sob grande expectativa e gigantesca campanha de divulgação, mas demorou a subir no Ibope
Na segunda-feira (6), o capítulo 163 de ‘Vale Tudo’ marcou média de 30.8 de audiência. Alcançar a barreira dos 30 pontos era questão de honra na emissora.
A novela passou a crescer significativamente no Ibope a partir da metade de agosto. Mas, no índice geral, terminará longe de ser um sucesso numérico.
Até aqui, a média desde a estreia, em março, está em 23.2 pontos, apenas 2 pontos acima da recordista negativa na faixa das 9 da noite, ‘Mania de Você’ (21.2), e 0.9 à frente da igualmente rejeitada ‘Um Lugar ao Sol’ (22.3).
Ainda que continue a registrar bons números até o último capítulo, a ser exibido dia 17, com a revelação da identidade do assassino de Odete Roitman (Débora Bloch), ‘Vale Tudo’ não conseguirá chegar à marca de produções recentes.
Entre elas, ‘Renascer’ (25.5), ‘Terra & Paixão’ (26.6) e ‘Pantanal’ (29.7). Talvez alcance ‘Travessia’ (24.2).
Ficará longe dos três melhores resultados de novelas da última década: ‘O Outro Lado do Paraíso’ (38.6), ‘A Dona do Pedaço’ (36.3) e ‘A Dona do Pedaço’ (36.1).
A autora do remake de ‘Vale Tudo’, Manuela Dias, não conseguirá desta vez se aproximar do índice de sua 1ª novela às 21h, ‘Amor de Mãe’, que marcou média de 30.9 pontos.
Apuração do Ibope à parte, o folhetim foi bem-sucedido no boca a boca e nas redes sociais. Fez numerosos brasileiros voltarem a sentir prazer em acompanhar um novelão toda noite. Entregou entretenimento a quem liga a TV em busca de escapismo da realidade.