Saída de Gloria Perez abre crise na Globo por falta de autores para a faixa das 21h; veja a fila
Emissora tem poucos dramaturgos disponíveis para o horário de maior audiência e com os intervalos mais caros da TV brasileira
Gloria Perez pediu a rescisão de seu contrato com a Globo. Com isso, vai para o lixo seu trabalho de meses na criação de uma novela das 21h. Já tinha vários capítulos escritos e pensava no elenco.
Inicialmente, a trama substituiria ‘Vale Tudo’ em outubro ou novembro, porém, a cúpula da Globo pediu ajustes e passou na frente ‘Três Graças’, título provisório do folhetim que marcará a volta do autor Aguinaldo Silva, cinco anos após ser demitido.
Com protagonista do sul do País – região associada ao pensamento conservador e ao bolsonarismo – e o aborto entre os principais temas, a novela de Gloria Perez suscitou preocupação na Globo.
Fiel a seus instintos e, aparentemente, não disposta a acatar interferências no roteiro, a dramaturga preferiu sair da emissora, onde estava desde 1983. Escreveu sucessos como ‘Barriga de Aluguel’, ‘De Corpo e Alma’, ‘Desejo’, ‘Hilda Furacão’, ‘O Clone’, ‘Caminho das Índias’ e ‘A Força do Querer’.
O desligamento voluntário de Gloria Perez é um duro golpe na Globo, que já sofre com a escassez de autores para a faixa mais nobre da teledramaturgia. Depois de ‘Três Graças’, deve entrar uma trama de Walcyr Carrasco (a última dele foi ‘Terra & Paixão’, finalizada em janeiro de 2024).
Há incerteza sobre a ‘fila’. Dos ainda contratados, João Emanuel Carneiro saiu traumatizado de ‘Mania de Você’ e sinalizou a intenção de não emendar outro trabalho. Bruno Luperi, responsável pelo remake de ‘Pantanal’, estaria escalado para a faixa das 18h.
Alguns autores testados às 9 da noite deixaram a Globo após resultados insatisfatórios, a exemplo de Lícia Manzo (‘Um Lugar ao Sol’), Maria Adelaide Amaral (‘A Lei do Amor’) e João Ximenes Braga (‘Babilônia’).
Ricardo Linhares está em longa espera pela aprovação da sinopse de ‘O Grande Golpe’, escrita com Maria Helena Nascimento. Talvez, agora, a direção do canal dê uma chance ao projeto e o coloque em pré-produção.