Regina Duarte, a Raquel da versão original de 'Vale Tudo', opina sobre trabalho final de Manuela Dias no remake: 'Uma roubada'
Segundo Regina Duarte, se ela fosse autora da novela, poderia se inspirar em 'Vale Tudo', mas nunca usaria o mesmo nome da obra de sucesso
Durante o lançamento da biografia da filha, Gabriela Duarte, em São Paulo, a atriz Regina Duarte voltou a falar sobre o remake de "Vale Tudo", novela clássica de 1988 que marcou sua carreira com o papel de Raquel Accioli. Em entrevista ao colunista Marcos Bulques, Regina avaliou a nova versão da trama, assinada por Manuela Dias, e fez críticas diretas à escolha de refazer uma obra considerada um marco da teledramaturgia brasileira.
A atriz reconheceu o desafio que envolve revisitar um clássico, mas demonstrou ceticismo quanto à decisão. "É sempre uma empreitada difícil, essa escolha é uma escolha muito complicada. Você pode refazer tudo no mundo, mas quando você pega uma obra ícone, como foi Vale Tudo, eu acho que aí você está comprando uma barra muito pesada, porque vai haver comparação", afirmou.
Para Regina, o peso histórico da novela original torna impossível escapar das inevitáveis comparações com a versão de 1988. "Não é justo? Não, não é justo. Não era melhor fazer uma novela parecida?", questionou.
Além de criticar a adaptação, Regina se mostrou contrária ao uso do mesmo título. "Não chama de Vale Tudo, dá outro nome, porque o nome Vale Tudo tem um peso, difícil de carregar. Então, quer fazer parecido, faça, escreva, crie, se inspire, mas acho que está se metendo numa roubada, vai haver comparação", declarou.
A atriz ressaltou que, embora entenda o desejo de homenagear a obra, acredita que o título original carrega uma responsabilidade simbólica. "É triste? É. Mas, vai ve...
Matérias relacionadas