BBB26: O que é a geleca usada nos brothers durante o ‘Sincerão’?
A gosma, ou geleca, jogada na cabeça dos brothers é feita por departamento de efeitos especiais da Globo
A geleca usada no BBB26 durante o "Sincerão" é produzida pelo departamento de efeitos especiais da Globo, composta de materiais atóxicos e biodegradáveis, e ajustada quanto à cor e consistência conforme o uso.
Quem assistiu o Sincerão, do Big Brother Brasil 26, nesta segunda-feira, 26, viu que os brothers tomaram um banho de geleca de cor rosada durante a dinâmica. Mas o que é essa geleca? A mistura já apareceu em várias edições do BBB, e até em novelas da Globo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A geleca faz parte da punição do Sincerão, na qual participantes o participante que receber a bomba, tem direito a dar um palpite de quem o apontou com a característica. Caso a pessoa erre, ela recebe um banho de gosma. É uma substância cenográfica criada para sujar os participantes sem causar danos físicos.
A geleca (ou gosma) é produzida pelo departamento de efeitos especiais da emissora, e é composta de produtos atóxicos e biodegradáveis, além de ser facilmente removida da pele e das roupas.
Em 2024, o programa Mais Você, de Ana Maria Braga, mostrou em detalhes como é feita a geleca. A mistura pode ser mais líquida ou mais densa, dependendo do resultado desejado. Na novela Chocolate com Pimenta (2003), há uma cena icônica em que a personagem principal, Ana Francisca (Mariana Ximenes), leva um balde de gosma verde na cabeça. Na cena, a gosma é bem espessa.
Já no BBB, a mistura foi feita para ficar mais líquida, além de ter corante de outra cor. O produtor do departamento de efeitos especiais, Renan Moreno, explicou ao Mais Você que a geleca é feita com corbopol (um espessante usado na indústria cosmética), alcalinizante, estabilizante e pigmentos, além de outros itens encontrados na indústria.
Em outras palavras, a substância é como se fosse uma gelatina incolor, com corante alimentício, sabão e espessante. Os materiais são misturados em um equipamento industrial devido à grande quantidade que é feita, similar a uma batedeira.
Dependendo da viscosidade desejada, é adicionado mais ou menos espessante à mistura, até que ela fique com a consistência ideal para o uso, segundo o produtor.