Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Revista viraliza com lista falsa feita por IA sobre 10 maiores vilãs de novelas da Globo

Ao perceber o erro, Revista Exame tirou o conteúdo do ar, sem maiores explicações

26 ago 2025 - 20h14
(atualizado em 26/8/2025 às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Revista Exame paga maior mico com erro grave sobre lista das 10 maiores vilãs das novelas.
Revista Exame paga maior mico com erro grave sobre lista das 10 maiores vilãs das novelas.
Foto: Divulgação/TV Globo / Purepeople

A Revista Exame acabou pagando um grande mico jornalístico de 2025. A publicação feita pela empresa apresentava as 10 maiores vilãs de todos os tempos de novelas brasileiras. 

À primeira vista, o conteúdo parecia interessante, já que o telespectador tem curiosidade em saber assuntos relacionados às novelas brasileiras, e quando se trata sobre as carismáticas vilãs, a informação se torna mais relevante. 

Nomes como Carminha (Adriana Esteves), de 'Avenida Brasil', Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de 'Senhora do Destino', e Odete Roitman (Beatriz Segall), de 'Vale Tudo', são unanimidades entre os fãs de folhetins e dificilmente ficariam de fora de qualquer seleção séria.

Até aí tudo bem! O problema surgiu quando os leitores mais atentos perceberam que metade da lista simplesmente não fazia sentido. No conteúdo criado por um sistema de inteligência artificial, cinco dos nomes mencionados não existem, e muito menos foram checados pela Exame. 

Qual foi a atitude da revista Exame após falha?

As personagens fictícias, adicionadas a tramas existentes, foram notadas pelos leitores, que rapidamente criticaram o escrachado erro nas redes sociais. 

Para se ter uma ideia, na lista existem nomes como Morgana, da novela 'A Indomada', interpretada por Patrícia Pillar, assim como Vilma, de Malu Galli, na novela 'Mulheres Apaixonadas'. Ou seja, um misto de informações errôneas que não foram avaliados pelo jornalista responsável pelo conteúdo. 

Diante da repercussão negativa, após quase 24 horas no ar, a reportagem foi retirada do site sem explicações públicas.

Veja mais

Matérias relacionadas

Nem João Emanuel Carneiro, nem Manoel Carlos: o autor da Globo com mais novelas no TOP 10 de jornalistas especializados já tem novo projeto na Globo

Os novatos do elenco de 'Vale Tudo': 5 atores que vão fazer estreia na novela da Globo; lista tem filho de ex-global e atriz indígena

Depois do morango do amor e de bebê reborn, novela 'Vale Tudo' faz a Globo encher o bolso com Usain Bolt; entenda!

Quem é o Simbá de 'Êta Mundo Melhor!'? Ator mirim Arthur Yera vive o falso filho que dá golpe em Candinho na novela da Globo

30 anos depois de 'História de Amor', Carolina Ferraz, vilã Paula da novela, faz desabafo sobre futuro na TV: 'Estou morrendo de...'

Purepeople
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade