2 eventos ao vivo

Atriz concilia gravações com faculdade de Engenharia: "sou organizada"

18 jul 2013
12h49
atualizado às 12h49
  • separator
  • 0
  • comentários

Bianca Salgueiro é do tipo polivalente. A atriz se divide entre a responsabilidade de viver sua primeira protagonista – a Anita, de Malhação – e uma rotina pesada de estudos. Dotada de um notável desempenho acadêmico, ela conquistou o primeiro lugar geral no vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e demonstra seu esforço e dedicação ao não desistir do curso de Engenharia Mecânica na Puc-Rio, universidade que escolheu frequentar. "Pretendo me formar, isso é um fato. Não consigo começar nada sem terminar", evidencia a atriz, que, apesar da dedicação aos estudos, não nega que sua prioridade é atuar.

<p>Bianca Salgueiro vive a protagonista Anita, de &#39;Malha&ccedil;&atilde;o&#39;</p>
Bianca Salgueiro vive a protagonista Anita, de 'Malhação'
Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Não foi por acaso que Bianca escolheu seguir uma profissão nada semelhante à sua atual. A procura por Engenharia foi decorrente da afinidade pela área de exatas. Ela, inclusive, diz não ter segredos para conciliar os dois compromissos. Sua força matriz é a organização: "no início da semana, eu vejo o roteiro, o dia em que vou gravar e o que eu preciso estudar. Sou muito organizada", explica. "A produção de Malhação também está ajudando muito, me liberando para as provas", completa.

O teste para o papel veio em dezembro, a convite do produtor de elenco Fábio Zambroni. "Quando cheguei lá, ele (Fábio Zambroni) disse que Anita era a protagonista e que ia me apresentar como primeira opção", conta. A confirmação de que tinha conseguido só veio em março. "Eu estava viajando e tive de voltar correndo. Fui fazer um último teste para confirmar a afinidade entre o elenco", comemora.

Agora, na pele de Anita, ela sente o peso de viver sua primeira protagonista. "Quando eu penso que a protagonista tem um impacto maior, bate um frio na barriga", confessa. Apesar de estar nervosa quanto à visibilidade de sua personagem, Bianca se diz preparada para um provável assédio. E demonstra lidar com a fama de maneira natural. "É a consequência de um trabalho bem feito", enfatiza.

Bianca nota uma revolução nas mocinhas de uns tempos para cá. Segundo a atriz, Anita não será mais uma "donzela em perigo". "A Anita é muito determinada, muito família. Não faz papel de coitada, não abre mão dos seus pontos de vista. Eu acho que esse pode ser seu diferencial", antecipa.

Para Bianca, o papel também representa uma grande mudança. Em seu último trabalho, em Fina Estampa, sua personagem era mais menina. Hoje, aos 19 anos, a atriz viverá seu primeiro romance nas telas. Apesar de estar no começo de sua carreira adulta, sua jornada na TV começou em 2005, na minissérie Clara e o Chuveiro do Tempo, exibida pela Globo. Para Bianca, ser atriz mirim não é um problema, desde que haja um sólido suporte familiar.

"Sempre tive meus pais me apoiando em tudo. Tenho claro na minha cabeça o que eu quero. Sempre quis fazer da carreira de atriz uma profissão e não um meio de atrair os holofotes", expõe.

No momento, Bianca se dedica somente à novela. Segundo a atriz, apesar de sua agenda organizada, não é possível se concentrar em mais projetos. Ela, que pretende trancar algumas matérias da faculdade para o próximo semestre, revela que precisará ter "jogo de cintura" para administrar os estudos e o trabalho. "Vou colocar a minha organização em xeque", assume.

Uma voz conhecida
Bianca Salgueiro também leva em seu currículo outra profissão. A atriz dá voz a muitos personagens famosos, em uma carreira de dubladora que começou por acaso. "Comecei com sete anos a fazer um curso de vídeo. Na época, fui chamada para fazer um teste de dublagem na Disney", conta ela, que não passou na primeira avaliação, mas foi convidada para uma segunda tentativa. Dessa vez, para a animação Lilo e Stitch.

Depois do primeiro trabalho, Bianca ainda participou da dublagem da trilogia As Crônicas de Nárnia e das animações Procurando Nemo e Ben 10. Hoje, no entanto, está sem tempo para novos projetos na área, por conta da faculdade e das gravações de Malhação. "É um trabalho que eu amo fazer e me orgulho muito dos que eu já fiz", lembra.

Instantâneas
# No cinema, Bianca Salgueiro atuou no filme Desafinados, de Walter Lima Júnior.
# Embora tenha feito seu maior número de trabalhos na Globo, Bianca teve uma passagem pela Record, na novela Vidas Opostas, quando deu vida à jovem Letícia.
# A atriz, com apenas 19 anos, já é formada em francês e pretende terminar o curso de mandarim.
# Além da sua carreira como atriz, dubladora e da sua futura profissão como engenheira mecânica, Bianca também foi federada em ginástica olímpica e saltos ornamentais.

Fonte: TV Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade