PUBLICIDADE

MTV: relembre 7 programas que todo jovem dos anos 1990 assistiu, de 'Teleguiado' a 'Rockgol'

Dez anos após canal lançado em outubro de 1990 sair do ar; veja lista de programas que mais fizeram sucesso ao longo da década

29 set 2023 - 22h10
(atualizado em 19/10/2023 às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A MTV foi lançada no Brasil em 20 de outubro de 1990 e, mesmo com algumas dificuldades para sintonizar o canal à época, marcou diversas gerações de jovens até sair do ar em 30 de setembro de 2013, há 10 anos (posteriormente, a marca foi relançada na TV fechada, sob nova administração e estilo totalmente diferente).

Relembre abaixo sete programas da 'Antiga MTV' que fizeram sucesso entre adolescentes e jovens adultos nos anos 1990.

Disk MTV

Exibido no fim da tarde, a ideia do Disk MTV era trazer os clipes mais votados pelo público do canal, com alguns comentários e recados entre eles feito por uma apresentadora, por vezes também contando com convidados.

O programa estreou em 1990 com Astrid Fontenelle, posteriormente sendo também apresentado por Cuca Lazarotto, Sabrina Parlatore e Sarah Oliveira. A atração chegou ao fim em 2006, sendo ainda apresentado por nomes como Luisa Micheletti, Carla Lamarca e as irmãs K-Sis.

Acústico MTV

Importando uma ideia que já existia com o MTV Unplugged nos Estados Unidos, grandes nomes da música brasileira como Legião Urbana, Gal Costa, Rita Lee, João Bosco e Titãs gravaram acústicos que eram exibidos na emissora, e posteriormente vendidos também como álguns ou tocados em rádios. A prática continuou também na década seguinte, com muitos acústicos sendo comercializados também em DVD.

Teleguiado MTV

Apresentado por Cazé Peçanha, o programa focava na interatividade, conversando com diverso espectadores por ligação - eles se inscreviam numa lista e recebiam o telefonema do apresentador ao vivo, o que gerava algumas situações inusitadas. Além de mandar recados e participar de promoções, também pediam clipes. Foi ao ar entre 1995 e 1999.

"Uma das fases mais gostosas da minha vida foi quando apresentei o Teleguiado MTV. Eu passei quatro anos apresentando esse programa diariamente, atendendo às ligações, conversando com o público ao vivo. Marcou muito minha carreira por toda construção profissional que eu tive ao longo desses anos", contou o apresentador em entrevista ao Terra em 2013.

Luau MTV

Iniciado na segunda metade dos anos 1990, a ideia de levar artistas do momento para fazer um show na praia, com instrumentação diferenciada, fez sucesso por mais de uma década, e teve edições marcantes com nomes como Charlie Brown Jr., Cássia Eller, Raimundos, Capital Inicial, Pitty, Titãs, Los Hermanos e O Rappa. Havia ainda trechos de conversa com o apresentador.

MTV na Estrada

Ao estilo documentário, o programa acompanhava os bastidores de uma viagem de bandas famosas em turnê, incluindo momentos de descontração em ônibus ou aviões e nos quartos de hotel, além da trilha sonora composta pelos principais hits do grupo em questão e de entrevistas que, muitas vezes, tinham um teor de espontaneidade maior que o normal. Grupos como Mamonas Assassinas, Raimundos, Titãs e Sepultura chegaram a participar.

Piores Clipes do Mundo

Hoje apresentador consagrado, Marcos Mion se acostumou a utilizar (inclusive na Globo e na Record) o mesmo estilo de apresentação da época do Piores Clipes do Mundo, surgido em 1999. À frente de um fundo de chroma key, que exibia clipes, ele fazia piadas e apontava bizarrices nos vídeos.

Rockgol

Com narrações cheias de bordões por parte de Paulo Bonfá e Marco Bianchi, alguns dos principais músicos do Brasil deixavam os instrumentos de lado para calçar as chuteiras e se enfrentar no campo. Nomes como Samuel Rosa, do Skank, e Supla, além de integrantes de CPM 22, Planet Hemp, Ira!, Cidade Negra e Engenheiros do Hawaii estiveram nos elencos, que eram atualizados a cada ano. Inicialmente, era grafado como Rock & Gol.

Como foi a estreia da MTV em 1990?

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade