PUBLICIDADE

‘JN’ tem recorde negativo de audiência no ano: o que ocorre?

Alguns fatores explicam a perda de público do telejornal ao longo dos últimos meses

23 nov 2021 09h00
| atualizado às 09h25
ver comentários
Publicidade
Os âncoras Bonner e Renata: queda de audiência, mas sem ameaça à liderança
Os âncoras Bonner e Renata: queda de audiência, mas sem ameaça à liderança
Foto: Facebook / Reprodução

No sábado (20), o ‘Jornal Nacional’ registrou sua pior audiência em 2021. Média de 19.2 pontos. Foi a segunda vez no ano a ficar abaixo dos 20. Em 23 de outubro, também um sábado, marcou 19.5 pontos. Realidade diferente do recorde de 28.3 pontos conseguido em 3 de abril.

O sábado é, tradicionalmente, um dia de números mais baixos no Ibope. Mas o principal telejornal da Globo atrai cada vez menos público nas edições do fim de semana.

De janeiro a maio, o ‘JN’ teve médias de 24 a 26 pontos aos sábados. Entre junho e setembro, o índice caiu para 23. Em outubro, 22 pontos. Agora em novembro, está em 21.

No geral, o noticioso das 20h30 tem resultado pior este ano do que em 2020, quando atingiu picos de quase 40 pontos com a pauta quase toda ocupada com a cobertura da pandemia de covid-19.

A perda de telespectadores se dá, em parte, justamente pela normalização da crise. Não se produz mais reportagens chocantes sobre hospitais lotados, velórios restritos, enterros coletivos e famílias em pranto.

As pessoas trocaram o autoconfinamento em casa pelo ‘novo normal’ nas ruas. O interesse por notícias sobre os efeitos do coronavírus é muito menor. E há quem fuja dessas informações em busca de escapismo emocional.

O resultado apenas mediano da reprise de ‘Pega Pega’ na faixa das 19h30 (média de 22 pontos), entre julho e a semana passada, também interferiu no desempenho do ‘Jornal Nacional’, que pode ir melhor ou pior de acordo com o público herdado da programação.

Apesar do viés de queda, o telejornal comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos mantém liderança folgada. Parcial no ano de 25 pontos. No mesmo horário, Record TV e SBT não conseguem nem metade desse índice.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade