PUBLICIDADE

Em entrevistas, Silvio Santos indicou idade de aposentar e motivo para deixar a TV

Apresentador mais popular do país está há 1 ano sem gravar e ignora boatos sobre o sumiço

23 out 2023 - 10h36
Compartilhar
Exibir comentários

No ar todo domingo das 20h às 0h, o ‘Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel’ é sempre a atração mais vista do fim de semana no SBT, segundo aferição da Kantar Ibope. 

O dono do programa não aparece desde fevereiro, quando foi ao ar a última gravação dele, realizada em setembro do ano passado. 

A assessoria do SBT e a família negam que Silvio esteja aposentado. Dizem que ele poderá voltar a trabalhar quando quiser. Refutam também os rumores de alguma doença incapacitante. 

Tão aguardado quanto incerto, o retorno do mais popular apresentador levou o Sala de TV a pesquisar indícios sobre o tema. 

O livro ‘Silvio Santos – A Trajetória do Mito’, escrito pelo professor e pesquisador Fernando Morgado, traz compilado de declarações do ‘Homem do Baú’ a respeito da possível aposentadoria. 

Em maio de 2000, à ‘Veja’, ele – com 69 anos – anunciou a data em que gostaria de se aposentar. “Meu plano era parar aos 70 anos”, revelou. 

“Os executivos dizem que se eu parar, o SBT regride, o ‘Baú’ não vende. É tudo mentira. Os executivos falam isso porque ganham bônus e acham que as coisas são mais fáceis com o Silvio Santos lá, porque o Silvio Santos é um bom vendedor etc. Mas eu acho que o SBT não pode depender mais do Silvio Santos.” 

Depois daquela entrevista, o apresentador ainda trabalhou ininterruptamente até 2020, quando se isolou em casa por conta da pandemia de covid-19. 

Retomou as gravações em julho de 2021, mas logo foi diagnosticado com o coronavírus e se afastou novamente. A última temporada de expediente no SBT foi de abril a setembro do ano passado. 

Ao surgir para votar no primeiro turno da eleição de 2022, o lendário animador de auditório foi questionado pelo repórter Roger Turchetti, do canal de YouTube Intervenção, sobre a razão de ficar tanto tempo sem gravar. “Preguiça”, respondeu Silvio, com saborosa sinceridade. 

Na mesma edição de ‘Veja’, 23 anos atrás, Silvio comentou sobre o cansaço das gravações. “... quando chega perto da hora de ir embora, já estou querendo parar, não estou mais animado, com leveza.” 

Ele voltou ao assunto em agosto de 2011. “Eu vou embora cansado, porque são 200 pessoas que ficam no meu ouvido o tempo todo e, quando eu saio daquele auditório e entro no meu carro, sinto aquele silêncio que me acalma e me dá prazer.” 

Na década de 1980, Silvio Santos afirmou que continuava a fazer TV para “satisfazer a vaidade de homem de televisão”. Já nos últimos anos, ele parecia mais interessado na alegria proporcionada pelos momentos descontraídos em estúdio. 

Tudo indica que agora queira apenas a calmaria da rotina em casa. Às vésperas de completar 93 anos, e com um dos maiores legados artísticos do Brasil, tem esse direito. 

Resta-nos o fio de esperança de vê-lo novamente em cena, com aquela gargalhada contagiante e o autodeboche de quem sabiamente não se leva muito a sério.

Silvio Santos em foto divulgada pela família: rotina tranquila em casa, sempre de pijama, sem data para voltar a trabalhar
Silvio Santos em foto divulgada pela família: rotina tranquila em casa, sempre de pijama, sem data para voltar a trabalhar
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade