1 evento ao vivo
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

TV de tubo e celular com TV: a realidade dos telespectadores

Pesquisa da GfK revela como a maioria dos brasileiros consome televisão

12 ago 2017
16h14
  • separator
  • comentários

O LSE (Levantamento Socioeconômico) divulgado pela GfK, concorrente do Ibope na afeição de audiência de TV no Brasil, pinta um retrato de como a televisão está presente no cotidiano do País.

Em ‘Tieta’, de 1989, exibida atualmente no Canal Viva, a protagonista vivida por Betty Faria leva a TV para a atrasada cidade de Santana do Agreste e revoluciona a vida dos moradores
Em ‘Tieta’, de 1989, exibida atualmente no Canal Viva, a protagonista vivida por Betty Faria leva a TV para a atrasada cidade de Santana do Agreste e revoluciona a vida dos moradores
Foto: TV Globo / Divulgação

Foram realizadas quase 17 mil entrevistas em 15 regiões metropolitanas. Uma amostra relevante que possibilita resultados confiáveis.

Entre os dados curiosos está a presença do aparelho de TV com tubo em 33% dos lares brasileiros.

São Paulo e Distrito Federal são as áreas nas quais se encontram menos dos antigos modelos: 28%. Já em 58% das casas de Fortaleza ainda prevalece a TV com tubo.

O local no Brasil com maior número de TVs ‘modernas’, ou seja, de tela plana e LCD, é o DF. Lá, são encontradas em 72% dos domicílios.

Como se sabe, o Brasil possui mais celulares do que habitantes. Com o aparelho em mãos muitas horas por dia, é natural que as pessoas passem a ver TV nele.

Contudo, o percentual de residências que têm smartphone com acesso à TV ainda é pequeno: 19%.

Com 1,7 aparelho de TV por domicílio, o País viu a venda dos aparelhos encolher 20% em 2016. Mas há expectativa de melhora no negócio com a crescente empolgação do consumidor com a smart TV e a TV com resolução 4K.

O mesmo levantamento da GfK mostrou onde o brasileiro assiste à programação: a TV principal fica na sala em 76% das casas consultadas; enquanto 16% preferem tê-la no quarto.

Essas estatísticas ressaltam que, apesar de o brasileiro se conectar cada vez mais à internet, sua paixão pela boa e velha televisão ainda é forte e não vai arrefecer tão cedo.

Veja também

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade