0

Não condenem Faro: o próprio Gugu perguntaria da audiência

Quem trabalha diante das câmeras tem um revólver apontado para a cabeça chamado ‘audiência minuto a minuto’

26 nov 2019
12h44
atualizado às 12h44
  • separator
  • 0
  • comentários

Prosseguem os protestos virtuais contra Rodrigo Faro pelo fato de o apresentador da RecordTV ter sido flagrado perguntando à direção do programa sobre o Ibope daquele momento durante exibição de matéria em homenagem a Gugu Liberato no domingo (24).

Rodrigo Faro demonstra emoção no programa especial sobre Gugu
Rodrigo Faro demonstra emoção no programa especial sobre Gugu
Foto: RecordTV / Reprodução

Compreende-se a interpretação imediata: apesar de choroso, Faro estaria mais preocupado com seu desempenho de audiência do que em exaltar a memória do saudoso colega de emissora.

Mas quem trabalha ou já trabalhou em TV consegue enxergar além do óbvio. Qualquer apresentador que atua ao vivo é refém do ‘peoplemeter’, o aparelho que afere a audiência minuto a minuto. Em quase todo estúdio de TV há um monitor onde os dados são gerados. Alguns apresentadores acompanham os números por um aplicativo de celular.

Perguntar a respeito da audiência faz parte do ritual de quem está diante e atrás das câmeras com a missão de vencer a concorrência – e, assim, suavizar a pressão às vezes explícita, às vezes velada, da direção do canal.

O próprio Gugu admitiu ser um viciado em conferir o Ibope na época de suas atrações ao vivo, quando ancorou inúmeras coberturas da morte de famosos. Ele exigia receber as informações a todo instante, a fim de tomar decisões no palco, como esticar ou abreviar uma entrevista.

Sim, é cruel usar números frios para determinar o que fica e o que sai do ar. Sim, pode ser espantoso ver um apresentador se preocupar com a audiência em uma homenagem póstuma. Mas dessa maneira funciona a TV. Os bastidores são bem menos agradáveis do que o público imagina.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade