PUBLICIDADE

Bom de Ibope: ‘JN’ se aproxima dos 30 pontos de média no ano

Telejornais da concorrência não conseguem nem 30% da audiência do principal noticioso da Globo

14 dez 2017 - 17h34
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Nas redes sociais, a maioria dos internautas jura não assistir aos telejornais da Globo. No entanto, essas atrações bombam no Ibope.

William Bonner e Renata Vasconcellos: os ataques não prejudicaram a audiência do ‘Jornal Nacional’
William Bonner e Renata Vasconcellos: os ataques não prejudicaram a audiência do ‘Jornal Nacional’
Foto: Reprodução/Facebook@jornalnacional / Sala de TV

Seu principal produto, o ‘Jornal Nacional’, está a quatro décimos de fechar 2017 com média de 30 pontos.

Este índice representa 6 milhões de telespectadores, todas as noites, somente na Grande São Paulo, principal área de aferição de audiência e onde o mercado publicitário injeta o grosso das milionárias verbas dos maiores clientes do País.

O ‘JN’ chegou a marcar média 38 numa edição de outubro. É uma reação espetacular de um telejornal que, anos atrás, chegou a registrar a metade desse número – um recorde negativo em meio a uma crise de público.

As recentes tentativas de atingir a imagem do programa, com a insistente divulgação do rótulo de ‘golpista’ e boicotes organizados, não atingiram a bancada comandada por William Bonner e Renata Vasconcellos.

O telejornalão termina o ano como uma das produções mais vistas da TV brasileira e com expectativa positiva em relação ao desempenho em 2018, em razão das eleições e Copa do Mundo na Rússia. Estes eventos são um ímã para telespectadores.

Enquanto isso, os principais telejornais da concorrência tiveram performance apenas mediana este ano. O ‘Jornal da Record’ conseguiu 8 pontos de média – menos de 30% do público do ‘JN’.

As médias semanais de 10 pontos registradas no início de 2017 não se repetiram no segundo semestre. Houve ainda o prejuízo causado pelo corte temporário do sinal da RecordTV em operadoras de TV paga.

No canal de Silvio Santos, o ‘SBT Brasil’ conclui o ano com 6 de média, também atingido pela briga da empresa com gigantescas corporações de sinal fechado. O ‘Jornal da Band’ fecha a temporada com 5 pontos. O RedeTV! News, 1 ponto.

Política, economia e violência garantiram pautas infinitas e ampliaram a relevância do telejornalismo. De acordo com dados do Target Group Index, divulgados pela Kantar Ibope, 53% dos brasileiros afirmam confiar na TV para se informar sobre os fatos do País e do mundo.

Ou seja, apesar da propagada crise de credibilidade do gênero, o jornalismo transmitido pela TV ainda influencia quase 110 milhões de pessoas no País.

Cadê a crise no telejornalismo?

Veja também

Paradise Papers expõem mais poderosos e influentes do mundo:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade