PUBLICIDADE

Bial polemiza ao insinuar que Lula mentiria ao vivo na Globo

Apresentador faz deboche ao revelar exigência do ex-presidente para ser entrevistado em seu programa

15 abr 2021 08h50
| atualizado às 08h51
ver comentários
Publicidade

Pedro Bial é unanimidade no jornalismo. Todos os colegas de profissão o admiram por sua inteligência, cultura e carisma. Possui virtude valiosa: ao contrário de vários âncoras de talk show, ele nunca quer aparecer mais do que o entrevistado. Mas até as unanimidades erram.

O apresentador do 'Conversa com Bial' provocou risos dos colegas do ‘Manhattan Connection’ ao fazer piada com Lula
O apresentador do 'Conversa com Bial' provocou risos dos colegas do ‘Manhattan Connection’ ao fazer piada com Lula
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Na noite de quarta-feira (14), em participação no ‘Manhattan Connection’, da TV Cultura, o apresentador sempre tão elegante foi desrespeitoso ao fazer piada sobre Lula. “Tem algum convidado que não vai ao seu programa? Todo mundo quer ir ao seu programa”, comentou Lucas Mendes.

“O Lula, ele até já disse que gostaria de fazer o programa comigo, mas aí tinha que ser ao vivo. Pode até ser ao vivo, mas aí teria que ter um polígrafo acompanhando todas as falas dele”, respondeu Bial, irônico. Os jornalistas da bancada riram.

Polígrafo é o aparelho conhecido como ‘detector de mentiras’, usado pela polícia de alguns Países em interrogatórios e por certos programas de TV para verificar a autenticidade do que diz determinado convidado. Ao citá-lo, Bial deu a entender que Lula costuma mentir em entrevistas.

O episódio repercutiu imediatamente por conta do tom arrogante da declaração. Um apresentador ou jornalista de TV não deve assumir o papel de julgador a fim de sentenciar se o entrevistado mente ou diz a verdade. Esse recurso deve ser deixado aos programas popularescos, com pouca ou nenhuma credibilidade.

A missão do âncora de um talk show jornalístico é conseguir boas declarações, sejam verdadeiras ou falsas, de quem está diante dele. O julgamento moral cabe ao público de casa. E, na situação absurda de se usar um polígrafo em cena, todos os entrevistados, sem exceção, deveriam ser submetidos ao teste, em nome da tão propagada imparcialidade.

Afinal, como garantir que alguém, por melhor reputação que tenha, diz 100% verdade sobre tudo ao se colocar diante de uma câmera de TV?

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade