3 eventos ao vivo

Amável, Lady Francisco tratava os jornalistas como amigos

Atriz deixa na memória de quem a conheceu pessoalmente a imagem da gentileza e do bom humor

26 mai 2019
10h36
atualizado às 11h14
  • separator
  • 0
  • comentários

“Podem ficar hospedados aqui se precisarem”, disse Lady Francisco, com seu jeito material, à equipe de TV que acabara de gravar uma entrevista com ela.

A cena aconteceu há cerca de 10 anos, quando a atriz abriu as portas de sua cobertura no Parque Guinle, no coração do bairro das Laranjeiras, no Rio, para um programa da RedeTV!.

A última personagem da atriz na Globo foi a ricaça Lorraine na temporada passada de Malhação
A última personagem da atriz na Globo foi a ricaça Lorraine na temporada passada de Malhação
Foto: Raquel Cunha/TV Globo

Com ela era sempre assim: estabelecia um vínculo imediato de confiança e amizade.

Sua mineirice ficava explícita ao tratar repórteres, cinegrafistas e fotógrafos como se fossem velhos amigos.

Naquela tarde, Lady reuniu todo mundo em torno da mesa da cozinha. Serviu café, leite, pão e bolo enquanto contava histórias curiosas de sua trajetória artística e da intimidade. Tanto tempo depois não é possível relembrar exatamente suas palavras, mas as risadas ainda estão frescas na memória. A artista gostava de rir da vida e de si mesma.

As gravações seguiram na varanda, de frente para a área verde do parque, e no terraço superior do apartamento, em torno da piscina, onde se tinha uma vista privilegiada da zona sul carioca.

Quando o trabalho terminou, Lady Francisco fez questão de servir outra rodada de café – e a conversa animada seguiu por mais tempo que o combinado.

A equipe deixou o prédio com a certeza de ter conhecido uma pessoa especial. 

Sempre gentil, a atriz não apresentava nenhum traço da frieza – e até do desprezo – com que boa parte dos artistas trata a imprensa.

Ela estava mais interessada em sociabilizar e acolher do que promover a si mesma por meio da entrevista.

Lady Francisco era assim mesmo, confirmaram outros jornalistas. Uma mulher simples, carismática, hospitaleira, autêntica.

Na TV, não teve os grandes papéis que mereceu. Na vida real, foi feliz e divertiu todo mundo com sua melhor personagem: ela própria.

A última aparição da atriz na teledramaturgia ocorreu ano passado, quando interpretou uma milionária em Malhação – Vidas Brasileiras.

Um de seus melhores momentos aconteceu em Barriga de Aluguel (1990-1991). Era a ex-prostituta Yara, amiga e conselheira da protagonista Clara (Claudia Abreu).

Assim como a personagem desbocada, Lady Francisco achava a velhice “uma sacanagem”, se recusava a revelar o ano de nascimento.

O público só soube sua idade real (84 anos) por conta da internação, após complicações de uma cirurgia no fêmur.

É possível imaginá-la soltando um palavrão – e depois uma gargalhada – ao ler a informação em todas as matérias a respeito de sua morte.

Veja também:

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade