PUBLICIDADE

'Elite' repete fórmula de mistério na 4ª temporada

Continuação da série espanhola traz novos atores e tramas nesta sexta-feira

14 jun 2021 14h22
| atualizado em 18/6/2021 às 17h46
ver comentários
Publicidade

Mais um ano escolar começa em Las Encinas e, com ele, um diretor novato: um dos homens de negócios mais poderosos da Europa. Com um olhar voltado para metas, desempenho e meritocracia, o empresário Benjamín inaugura uma nova era no tradicional colégio, que irá entrar em conflito com os antigos hábitos dos estudantes. É esse o plot da quarta temporada de 'Elite', sucesso espanhol da Netflix que conquistou fãs ao redor do mundo. O Terra assistiu aos quatro primeiros episódios da série que estreia nesta sexta-feira (18).

Quarta temporada de Elite estreia nesta sexta-feira, 18, na Netflix
Quarta temporada de Elite estreia nesta sexta-feira, 18, na Netflix
Foto: Divulgação/Netflix

Na trama, o diretor traz para o colégio seus três filhos: Ari, a garota perfeita e a preferida do pai; Mencía, a filha rebelde e inteligente que faz de tudo para ser notada; e Patrick, um jovem homossexual que se envolverá em um triângulo amoroso. Rapidamente, os protegidos do diretor se inserem no grupo já formado por antigos personagens que permaneceram na série: Omar, Ander, Guzmán, Cayetana, Samuel e Rebecca. Essa dinâmica traz uma série de novas relações e, claro, mistérios.

Além da família recém-chegada, outro personagem irá balançar as estruturas do colégio. Trata-se de Phillippe von Triesenberg, um príncipe francês que conquistará o coração de Cayetana - trabalhando agora como faxineira da instituição. Praticamente uma atualização da clássica história de "príncipe e plebeia", com direito a um baile de gala para apresentá-la à alta sociedade. Por causa de seu status de realeza, câmeras de segurança e controle de entrada passarão a fazer parte da rotina dos alunos.

Assim como nas temporadas anteriores, 'Elite' aposta em um grande enigma que irá se arrastar ao longo dos episódios. Teremos que descobrir novamente quem cometeu um crime, de que forma e por qual motivo. Os estudantes do Las Encinas, já bastante acostumados, terão que responder a um questionário feito pelos investigadores da polícia.

O novo diretor do colégio, Benjamín, com seus filhos Ari, Mencía e Patrick
O novo diretor do colégio, Benjamín, com seus filhos Ari, Mencía e Patrick
Foto: Divulgação/Netflix

Mas a fórmula, já gasta, parece continuar atraindo o público de 'Elite'. A terceira temporada, que envolveu o mistério em torno do assassinato de Polo, alcançou 20 milhões de espectadores no primeiro mês de exibição. A série se tornou um fenômeno na Espanha e transformou seus atores em astros no país, e por que não dizer, no mundo. E a quarta parte não deve ficar para trás.

O que também não faltam nesses episódios são cenas explícitas, digamos assim, com muitas cenas de sexo e uma quantidade exagerada de banhos coletivos no vestiário do colégio. O novo trisal (sem spoiler) irá protagonizar muitos momentos quentes, seja na realidade ou em suas próprias fantasias. Embora seja teoricamente uma produção adolescente, a série ficou conhecida por trazer esse tipo de conteúdo desde a primeira temporada - tanto que a classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

Apesar da falta de profundidade de certos personagens e um roteiro por vezes fantasioso (é difícil imaginar que existam esses adolescentes na vida real), 'Elite' continua conquistando fãs e trazendo temas importantes para a discussão. Entre eles, a desigualdade social, a intolerância religiosa, a homofobia e o machismo (a questão racial, infelizmente, está apenas engatinhando, com um elenco majoritariamente branco).

Na quarta temporada, mais um tema entra em cena: a valorização do desempenho individual e da meritocracia, que muitas vezes ignora desequilíbrios e injustiças sociais, raciais e de gênero. É sintomático observar que, logo ao chegar no colégio, o novo diretor exija que os alunos bolsistas passem por uma complexa prova de conhecimentos, para provar que "merecem" estar ali.

O príncipe francês Phillippe conquistará o coração de Cayetana
O príncipe francês Phillippe conquistará o coração de Cayetana
Foto: Divulgação/Netflix

Vale a pena assistir? A resposta é sim, caso você curta tramas de mistério e assassinato, séries adolescentes da Netflix (talvez um novo gênero cinematográfico?) ou produções espanholas recentes. Apesar da perda de grandes personagens como Lucrécia, Carla e Nadia, os espectadores saudosos das últimas temporadas com certeza darão uma chance aos integrantes do novo elenco, que, muito provavelmente, também se tornarão estrelas em breve.

Para matar a saudade

A Netflix disponibilizou, desde o dia 14, quatro curtas especiais de 'Elite' focados em personagens. Chamado de 'Elite - Histórias Breves', foram liberados ao longo da semana os episódios Guzmán Caye Rebe; Omar Ander Alexis; Carla Samuel; e Nadia Guzmán.

Spoiler

A quarta temporada acaba de estrear, mas a Netflix já confirmou que haverá uma quinta temporada de 'Elite', com mais adições ao elenco. Entre eles, o brasileiro André Lamoglia.

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade