Terra
E-mail Chat Índice
 
 
Diversão  > PING PONG - chinês por um mês
 notícias por e-mail fale conosco  

 Sites relacionados
Blog
Conexão Disney
Fotolog
Fotosite
GLS Planet
Guia de Cidades
MTV
Mundo das Crianças
Palavras Cruzadas
Portal Literal
Rádio Terra
Teatro Chik
Videokast
Virtual Books

 Fale conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

 Boletim
Receba as novidades por email. Grátis!

 
Arte e Cultura
PING PONG - chinês por um mês
PING PONG -
chinês por um mês

As aventuras de um jornalista brasileiro pela China Olímpica

‘Você vai pra China.’ A viagem do jornalista Felipe Machado começou em maio, quando seu editor decidiu enviá-lo a Pequim para fazer uma cobertura multimídia para os portais do Estadão, com vídeos, textos, áudios... e um blog. Durante o mês de agosto de 2008, escreveu todos os dias sobre sua experiência na China olímpica, um lugar muito mais diferente e fascinante do que ele jamais poderia imaginar.

Concorra a exemplares do livro

O resultado desta aventura está no livro Ping Pong – chinês por um mês, um pequeno retrato desse período único na história chinesa, uma espécie de auge da ‘Revolução Olímpica’ pela qual o país passou.

Felipe Machado convida o leitor a entender essa incrível China sobre a qual ainda sabemos tão pouco. Em um formato que mistura diário e guia, Machado apresenta de forma divertida traços interessantes e inúmeras curiosidades sobre a cultura chinesa, a gastronomia – bares, restaurantes, casas de chá -, hotéis, centros comerciais, parques, o zoológico e seus famosos pandas, os principais pontos turísticos (e olímpicos), os conhecidos templos (com todos os endereços, telefones e sites), o papel da imprensa chinesa, algumas normas de comportamento recomendáveis para qualquer turista e como se sair bem em situações cotidianas, como pedir uma cerveja em chinês ou bater um papo com o taxista.

Ping Pong traz ainda um incrível registro de imagens do fotográfico de Nilton Fukuda e ‘consultoria’ sobre a China feita pela jornalista Janaína Silveira. O formato do livro (pequeno, com capinha de plástico e fotos coloridas) é uma referência ao lendário ‘pequeno livro vermelho de Mao’, espécie de bíblia do comunismo com os pensamentos do líder chinês Mao Zedong.

Sobre o autor:

O jornalista Felipe Machado é Editor de Multimídia de O Estado de S. Paulo, onde ainda assina um blog sobre comportamento no portal estadao.com.br e a coluna semanal Palavra de Homem, publicada aos domingos há três anos no Jornal da Tarde. Machado esteve em Pequim, na China, onde participou da cobertura da Olimpíada produzindo vídeos para a TV Estadão, escrevendo um blog no portal estadao.com.br e fazendo comentários na Rádio Eldorado. Como editor da TV Estadão, Machado dirigiu os documentários ‘Amazônia – Grandes Reportagens Estadão’ (2007), ‘1968, Mordaça no Estadão’ (2008), ‘Megacidades – Grandes Reportagens (2008). Para a TV Limão, outro portal do Grupo Estado, dirigiu o curta-metragem de ficção ‘Amor Dois Ponto Zero’, entre outros vídeos. Apaixonado por literatura, Machado é autor dos romances Olhos Cor de Chuva (Escrituras Editora, 2002) e O Martelo dos Deuses (Editora Arte Paubrasil, 2007). No mercado internacional, é colaborador de revistas como Citizen K, Mixte, Double (França) e Vision (China), entre outras publicações de tiragem mundial. Ex-redator da agência de propaganda DPZ, Machado também tem uma carreira de peso na área musical. Guitarrista da banda Viper, um dos nomes mais importantes do rock brasileiro na década de 90, Machado lançou sete discos e realizou turnês pelo Japão, Europa, Estados Unidos e América do Sul. O mais recente disco da banda, All My Life, chegou às lojas no início de 2008.