> Diversão
 notícias por e-mail  fale conosco  rss   

 Sites relacionados
Almas Gêmeas
Blog
Conexão Disney
Fotolog
Fotosite
GLS Planet
Guia de Cidades
MTV
Mundo das Crianças
Palavras Cruzadas
Portal Literal
Rádio Terra
Teatro Chik
Videokast
Virtual Books

 Fale conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

 Boletim
Receba as novidades por email. Grátis!

 
Arte e Cultura
O Meu Everest
O MEU EVEREST
REALIZANDO UM SONHO NO TOPO DO MUNDO

Luciano Pires, uma pessoa de padrões físicos e hábitos comuns, foi ao Campo Base do Everest, o pico mais alto do mundo e voltou para contar sua história. Podia ter sido você.

Luciano Pires, 49 anos, é uma pessoa de hábitos comuns. Jamais havia praticado esportes radicais como o trekking ( caminhada com mochila às costas) ou escalado uma montanha. Nunca tinha se envolvido numa grande aventura. Executivo de uma multinacional, dedica-se ao marketing. Casado, pai de dois filhos, vivia sua vida cotidiana até que decidir realizar um sonho: percorrer as trilhas do Everest, na cordilheira do Himalaia.

Concorra a exemplares do livro!
Visite o site do livro
Visite o site da Geração Editorial

O resultado você pode ler agora no livro O Meu Everest - Realizando um Sonho no Teto do Mundo (288 páginas, Geração Editorial). Um livro cheio de fotos coloridas, que narra, de um ponto de vista muito pessoal, esta grande aventura: uma experiência incomum descrita por um homem comum.

Qual terá sido o propósito de Luciano Pires? Escrever um relato de viagem? Um guia para os interessados em repetir sua aventura? Uma crônica de viagens? Um livro de auto-ajuda empresarial? Luciano repele com vigor esta última classificação, mas aceita todas as demais: "Eu quis dividir com outras pessoas comuns uma experiência incomum". E só.

Para realizar seu sonho de chegar ao Campo Base do Everest - uma região inóspita a 5.356 metros de altitude no Nepal, em plena cordilheira do Himalaia -, Luciano Pires teve de mudar seus hábitos sedentários e partir para um desafio físico e psicológico . Ele se preparou para a viagem durante um ano inteiro. E avisa: qualquer um pode fazer isso. Basta querer.

Mas por que "o meu" Everest?
"- Por que existem vários Everest" - responde Luciano. "Pode ser aquele maciço de pedra, considerado o ponto mais alto do planeta, com seus 8.850 metros. Pode ser aquela montanha mística que embalou os sonhos de milhares de aventureiros, fazendo a fama de alguns e a desgraça de outros. Pode ser o ícone que separa a China do Nepal e que reina soberano sobre as rotas de fuga dos tibetanos que tentam buscar um futuro melhor "do lado de cá". E pode ser O MEU Everest".

O Everest de Luciano Pires, como ele diz, "é um sonho; uma visão; uma viagem; é diferente de qualquer outro pois foi vivido só por mim. Tem começo, meio e fim. É a minha história, que conto neste livro".

Na descrição de sua aventura, Luciano evita se alinhar com qualquer tipo de misticismo diante da paisagem natural, impressionante e remota. Não há lições místicas ou ideológicas, mas as percepções naturais de um homem que em vinte dias viveu uma experiência absolutamente fora de seu cotidiano.

E se o relato descreve a natureza local que " de tão exuberante, chega a ser opressiva", também foca nos pequenos detalhes, naquelas coisas que todos gostariam de saber e que são o verdadeiro tormento de quem deixa para trás o conforto da civilização. E a comida? Como é que vai ao banheiro a 5.000 metros de altura? Como é que se toma banho? Detalhes tão cômicos como essenciais para se compreender o impacto de uma aventura como a vivida pelo autor.

"O Meu Everest" pode ser lido também como uma grande e talentosa reportagem, que revela não só a paisagem, mas também os homens que ali vivem, com sua cultura, seus anseios e seus problemas. Um livro que conta fragmentos da história da montanha e dos aventureiros que a escalaram, muitas vezes morrendo na tentativa; um livro que dá dicas de leitura e as comenta. Um livro que termina sendo também - embora não tivesse sido essa a intenção do autor - um guia seguro para quem, como ele, ama o trekking e pode querer fazer o mesmo caminho, desde os preparativos, no Brasil, até a difícil escolha de roupas, bota, mochila, saco de dormir, cuidados médicos, alimentação e de tudo o mais. E o livro é realmente um achado: "Luciano Pires", como lembra o prefaciador Eduardo Bueno - o autor que transformou a História do Brasil em bestseller - "conseguiu transformar seu passeio ao sopé do Everest em uma jornada de revelações.
Luciano poderia ter transformado seu relato em apenas um diário de viagem, a história de suas férias, mas foi além: tem o topo do mundo como cenário, tem ritmo, finesse e fôlego. O livro avança como a trilha que descreve: passo a passo; primeiro uma frase; depois a outra. E chega exatamente onde disse que ia chegar".

Eduardo Bueno, que também gosta de aventuras, conclui sua apresentação com uma frase reveladora: "Fui tomado pelo feio sentimento da inveja. Luciano Pires não apenas esteve onde sempre sonhei em ir e nunca fui, como foi capaz de ir lá e escrever, sem travos gramaticais, sem desvãos estilísticos, sem afetações. Ele simplesmente foi lá e escreveu. Acabou produzindo um livro que tem a qualidade que todo livro deveria ter: é bom de ler".
Bom de ler e de ver: tem fotografias extraordinárias, coloridas, feitas pelo próprio autor e por colegas que o acompanharam na mesma viagem.
Mais informações no site onde está o resumo do livro: www.omeueverest.com.

Redação Terra

   
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade